
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou um novo estudo, que destaca o potencial da Paraíba para extrair rochas ornamentais. O Informe de Potencialidades – resultado do projeto Rochas Ornamentais do Estado da Paraíba – identifica 25 áreas potenciais e 53 novas ocorrências minerais. A pesquisa integra o Programa Mineração Segura e Sustentável, iniciativa voltada à avaliação de recursos minerais no Brasil.
O estudo ressalta a alta diversidade geológica da Paraíba, localizada na Província Borborema. Essa característica favorece a formação de depósitos minerais com padrões variados de cores e texturas, amplamente aceitos nos mercados nacional e internacional. Rochas como o famoso Azul Sucuru, a Amazonita e novos quartzitos exóticos, amplamente usados em projetos arquitetônicos sofisticados, estão entre os destaques.
A iniciativa busca atrair investimentos e estimular o setor mineral, promovendo a geração de empregos e aumento na arrecadação estadual. A pesquisa também sugere práticas sustentáveis para reduzir os impactos ambientais da atividade mineradora. Entre as sugestões estão o reaproveitamento de rejeitos, que podem ser transformados em brita, blocos de cantaria ou matéria-prima para artesanato, contribuindo para a economia local.
Com a divulgação desses dados, a Paraíba se consolida como um importante polo de rochas ornamentais, reforçando sua posição estratégica no cenário da mineração e abrindo caminho para novos empreendimentos no setor.
Para saber mais informações, acesse aqui.




