Audiência pública discute coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade de Mari

O prefeito Antônio Gomes considerou de fundamental importância a participação da comunidade durante a audiência

março 14, 2019
28 Visualizações

A Prefeitura do Município de Mari, na zona da mata paraibana, realizou nesta quarta-feira (13) Audiência Pública para discutir sobre a implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. O evento, que contou com o apoio e parceria do Ministério Público da Paraíba e da Federação dos Municípios da Paraíba-FAMUP, reuniu professores, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Edemias do Município, representantes de Associações, comércio local e Igrejas, além de várias Secretarias e outros órgãos Municipais.

A Audiência foi aberta pelo Prefeito do Município, Antônio Gomes, e contou com palestras do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, promotor de Justiça Raniere Dantas e do Promotor José Farias, além do Representante da FAMUP, Pedro Dantas.

O prefeito Antônio Gomes considerou de fundamental importância a participação da comunidade durante a audiência e que o objetivo da gestão municipal é partir na frente em relação aos demais Municípios na implantação da Coletiva Seletiva do lixo. “Já lutei muito para acabar com o problema do “lixão” e, infelizmente, não temos conseguido sucesso, pois é uma ação que precisa do comprometimento e conscientização de toda a sociedade. Mas a partir de agora, com o apoio do Ministério Público, vamos dar um exemplo de cidadania e sair na frente de outros Municípios que ainda não implantaram a coleta seletiva”.

Já o promotor de Justiça Raniere Dantas lembrou aos presentes que o MPPB está auxiliando os municípios que, além de manifestarem o interesse de acabar com os lixões a céu aberto, querem também implantar a coleta seletiva como uma das soluções de destinação dos resíduos. “Estamos enfrentando esse grave problema que é a existência dos lixões. Porém não foi o prefeito quem produziu esse problema. É a sociedade que produz o lixo, então é primordial que ela seja envolvida na busca das ações tidas como alternativa social, econômica e ambiental mais adequada para acabar com os lixões a céu aberto e diminuir significativamente a quantidade de rejeitos a serem destinados a aterros sanitários. E hoje, vendo esse auditório lotado, já saio fortalecido”, disse o promotor.

Para o Promotor José Farias, a Coleta Seletiva é um serviço público de interesse de todos, e que a separação do lixo se aprende quando criança. Segundo ele, a educação para a correta separação do lixo começa em casa e continua na escola formal. “Os professores são olhos e cabeças e a saúde mãos e braços, nessa tarefa. Tem que ser pela via da educação,” enfatizou.

Logo após a Audiência foi realizada uma reunião técnica com o Prefeito do Município, Secretários municipais e demais órgão ligados a administração pública para discutir um cronograma de metas que possibilite a gestão oferecer condições para destinação do lixo.

Da Assessoria/PMM

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Cagepa suspende abastecimento de água em Campina Grande e mais nove cidades da Paraíba
Notícias
0 shares22 views
Notícias
0 shares22 views

Cagepa suspende abastecimento de água em Campina Grande e mais nove cidades da Paraíba

Jota Alves - mar 17, 2019

O órgão informou que técnicos estão trabalhando no local com o objetivo de restabelecer o funcionamento da estação de tratamento

Homem enfrentou assassino na Nova Zelândia e impediu mais mortes
Notícias
0 shares21 views
Notícias
0 shares21 views

Homem enfrentou assassino na Nova Zelândia e impediu mais mortes

Jota Alves - mar 17, 2019

Aziz, de 48 anos, está sendo saudado como um herói por evitar mais mortes na mesquita de Linwood, em Christchurch, na Nova Zelândia, depois de perseguir terrorista.

Prefeitura de Pilõezinhos lança Aluguel Social e entrega carros novos
Política
0 shares23 views
Política
0 shares23 views

Prefeitura de Pilõezinhos lança Aluguel Social e entrega carros novos

Jota Alves - mar 16, 2019

Para a prefeita Mônica esse lançamento é uma grande conquista da gestão e, principalmente, do povo que realmente precisa