Cagepa diz que não teve responsabilidade por buraco em rua de Guarabira

A Cagepa – Gerência Regional do Brejo – por meio de sua assessoria, emitiu nota de esclarecimento à imprensa, nesta sexta-feira (26), se eximindo de qualquer responsabilidade em relação a uma cratera que se abriu numa rua do Centro de Guarabira, no feriado da Semana Santa.

Um caminhão de coleta de lixo acabou sendo engolido pela buraco que se formou na Rua Afrânio Peixoto. Pessoas ligadas à Prefeitura de Guarabira culparam a Cagepa pela erosão no solo, mas a Companhia nega que o buraco tenha sido provocado por vazamento na rede de distribuição de água ou de coleta de esgoto.

Leia a íntegra da nota

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa – esclarece que o incidente envolvendo um carro de coleta de lixo da Prefeitura de Guarabira, ocorrido no feriado da Semana Santa, na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Guarabira, em absolutamente nada teve de participação no sinistro.

Em análise feita por técnicos da Companhia, em razão do ocorrido, no que concerne à responsabilidade da Cagepa, que é de operação e manutenção das redes de água e esgoto, constatou-se que as nossas tubulações estavam intactas até retirada do veículo em tela. Com a movimentação de máquinas, equipamentos, do solo e estrutura em paralelos, um ramal de 20mm, de pvc, veio a se deslocar, sendo rapidamente solucionado o vazamento provocado pela ação de terceiros.

Constatou-se também que a água jorrada por ocasião do vazamento provocado, em nenhuma hipótese, seria capaz de provocar uma erosão de 13m de comprimento por 3m de largura, como se verificou na análise.

Os técnicos da Companhia constataram também a possível existência de falha nos tubos corrugados em PEAD, utilizados na obra de drenagem de águas pluviais, em execução na área em questão, o que pode ter ocasionado a erosão do solo.

A Cagepa está à disposição das autoridades para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários, dentro do que compete à sua responsabilidade.

Guarabira, 26 de abril de 2019.

Gerência Regional do Brejo