Começam capacitações do Selo Unicef Município Aprovado

fevereiro 25, 2014
1361 Visualizações

Imagem Selo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está dando início ao 1o Ciclo de Capacitações para os municípios da Paraíba inscritos no Selo Unicef Município Aprovado da Edição 2013-2016. Os encontros acontecerão nos municípios de Pombal, Campina Grande e João Pessoa, entre os próximos dias 25 e 27 de fevereiro.

O município de Pombal será o primeiro a receber a capacitação, nesta terça-feira (25/02), das 8h às 13h. Na ocasião, estarão reunidos representantes de 58 municípios paraibanos, dos 136 inscritos no Selo. O evento ocorrerá no auditório do Centro Municipal de Educação (Secretaria de Educação).

As próximas reuniões acontecerão na quarta-feira (26/02), em Campina Grande, com representantes de 53 prefeituras, e na quinta-feira (27/02), em João Pessoa, com mais 25 prefeituras. (Veja tabela abaixo com as datas e locais das capacitações nos municípios polos).

A partir desta primeira capacitação, haverá uma agenda de mobilizações, articulações e atividades formativas, com o objetivo de reforçar os objetivos do Selo UNICEF e envolver os municípios para que participem efetivamente de todas as etapas.

Os articuladores e conselheiros municipais já receberam as cartas com todas as informações de como participar das capacitações. O articulador municipal é a pessoa indicada pelo(a) prefeito(a) para promover o Selo no município, em parceria com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de adolescentes, técnicos das prefeituras, entre outros.

O ciclo de capacitações dos municípios é fundamental porque será o primeiro momento após a adesão, quando os municípios poderão tirar dúvidas, compreender melhor as estratégias do UNICEF por meio do Selo e, sobretudo, entender a metodologia de trabalho para atingir as metas propostas.

Município Aprovado – A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes na região. Ele parte do princípio de que cada município do semiárido paraibano pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para alcançar melhores índices de desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças.

O Selo incentiva as prefeituras a promoverem os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Além das capacitações, os municípios e receberão guias de orientação para o planejamento e o desenvolvimento de ações. A metodologia do Selo prevê a realizações de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

 

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Serra da Raiz: Noronha Monteiro vai ao TCE-PB e MPF apresentar denúncia contra Adailma
Política
0 shares31 views
Política
0 shares31 views

Serra da Raiz: Noronha Monteiro vai ao TCE-PB e MPF apresentar denúncia contra Adailma

Jota Alves - jun 20, 2019

De acordo com postagem feitas em redes sociais, as possíveis irregularidades são em processos licitatórios

“Não tenho apego ao cargo, se houver irregularidades, eu saio”, diz Moro na CCJ do Senado
Política
0 shares26 views
Política
0 shares26 views

“Não tenho apego ao cargo, se houver irregularidades, eu saio”, diz Moro na CCJ do Senado

Jota Alves - jun 20, 2019

Segundo o site The Intercept Brasil, as mensagens foram trocadas entre 2015 e 2018 e obtidas a partir da invasão de aparelhos dos procuradores por hackers

Prefeito que convocou comissionados para show da noiva é preso
Política
0 shares34 views
Política
0 shares34 views

Prefeito que convocou comissionados para show da noiva é preso

Jota Alves - jun 20, 2019

A Operação Harpalo começou em dezembro de 2018 e investiga o superfaturamento em contratos da prefeitura de Camaragibe

Leave a Comment