Eleição do Conselho Estadual de Políticas Culturais ocorre nesta sexta, em Guarabira

maio 4, 2016
519 Visualizações

IMG-20160504-WA0174

A plenária eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult) está programada para a próxima sexta-feira (6), no auditório do Hospital Regional de Guarabira, das 9h às 17h. Três candidatos disputam a vaga de conselheiro da região polarizada por Guarabira. Eric Ben-Hur de Oliveira, da cidade de Serra da Raiz, Nicolau Moreira Lucena farias, do município de Solânea e Sérgerson Silvestre, também de Solânea.

O voto não é obrigatório, porém qualquer pessoa, maior de 16 anos, deve apresentar no local de votação documento oficial com foto. Os eleitores ainda podem conferir os registros das candidaturas e os locais de votação pelo site www.consultacultural.pb.gov.br/consecult ou http://bit.ly/1RLGRtn.

Composto por 48 integrantes entre titulares e suplentes, o Consecult é um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem função de acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução da Política Estadual de Cultura na Paraíba. Para o eleitor identificar o local de votação, é preciso checar qual regional de abrangência, referente a cidade onde mora, e seguir munido da documentação.

Com mandato de 2 anos no período de 2016 a 2018, os conselheiros deverão se reunir em sessão ordinária, pelo menos uma vez ao mês, para discutir as políticas culturais, em especial, a implementação do Plano Estadual de Cultura. Devem representar os setores que atuam nos mais diversos segmentos sejam eles – artistas, produtores, realizadores, agentes culturais, formadores de opinião, críticos de arte, representantes de coletivo e fóruns das variadas linguagens da cultura.

De constituição paritária com mandato de dois anos para todos os conselheiros, as reuniões vão funcionar através sessões ordinárias e, esporadicamente, com reuniões extraordinária e das câmaras setoriais. Vale lembrar que, de acordo com o decreto Nº 36.550, não há impedimento legal aos membros efetivos do Conselho Estadual de Cultura ou a seus parentes até o 2° grau em concorrerem ao edital do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos ou realizar parcerias com o Estado.

Sobre o Conselho – Compete ao conselho cumprir os objetivos, apreciar e deliberar as propostas de implementação do Plano Estadual Cultura; aprovar os planos setoriais, cuja finalidade é promover a gestão democrática da cultura; propor medidas de estímulo, fomento, amparo, valorização, difusão, descentralização, democratização e gestão compartilhada da cultura; Vale salientar que as câmaras setoriais garantem a representatividade do conselho ampliando o reconhecimento institucional da entidade.

Pode votar qualquer pessoa a partir de 16 anos, apresentando no ato da votação, documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Ônibus com 55 integrantes do EJC sofre acidente entre Cuitegi e Pilões
Policial
0 shares19 views
Policial
0 shares19 views

Ônibus com 55 integrantes do EJC sofre acidente entre Cuitegi e Pilões

Jota Alves - fev 15, 2019

O motorista ficou preso nas ferragens e teve de ser resgatado pelos Bombeiros do 3º Batalhão de Bombeiros Militar

Gustavo Bebiano é primeiro ministro de Jair Bolsonaro a cair
Política
0 shares9 views
Política
0 shares9 views

Gustavo Bebiano é primeiro ministro de Jair Bolsonaro a cair

Jota Alves - fev 15, 2019

Na noite desta sexta, Bebianno afirmou a interlocutores que a saída do governo já está sacramentada

Guarabira: lei de Michele Paulino estabelece divulgação de lista de pacientes em site da prefeitura
Política
0 shares29 views
Política
0 shares29 views

Guarabira: lei de Michele Paulino estabelece divulgação de lista de pacientes em site da prefeitura

Jota Alves - fev 15, 2019

De acordo com a vereadora, objetivo da é oferecer maior transparência na relação do município com os pacientes que necessitam da assistência em saúde

Leave a Comment

Your email address will not be published.