Eleições em Guarabira em números

Roberto Paulino (MDB) amarga a 4ª derrota consecutiva que disputou

outubro 9, 2018
594 Visualizações

O resultado nas urnas em 2018 não deixou dúvidas que o eleitor consciente está se desgrudando dualismo político representado pelas famílias Paulino e Toscano, que juntos já têm quase 100 anos de mandatos nos mais diversos cargos. São 40 anos de hegemonia política que dão sinais evidentes enfraquecimento.

 

Paulino perde a 4ª campanha seguida

Em qunito ao final da campanha ao Senado, Roberto Paulino (MDB) amarga a 4ª derrota consecutiva que disputou. A última vez que ganhou foi em 1998, quando foi vice-governador de Zé Maranhão. Perdeu para governador em 2002, perdeu para deputado federal em 2010, depois foi candidato a vice-governador em 2014 e perdeu e agora outra derrota, desta feita para senador.

 

Candidatos de Paulino e Toscano perdem para governador

Apoiado apenas pelas lideranças dos Girassóis de Guarabira, o candidato João Azevêdo (PSB) deu uma surra de votos nos candidatos das oligarquias Paulino e Toscano. O socialista, que se elegeu no primeiro turno, tirou 12.499 votos em Guarabira contra 7.944 de Maranhão (candidato de Paulino) e 6.475 de Lucélio Cartaxo (candidato de Toscano).

 

Candidato de Paulino para presidente foi decepção

Fiel ao seu partido, Roberto Paulino decidiu manter apoio ao candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meireles. O postulante foi votado por apenas 544 eleitores em Guarabira, o que corresponde a 1,80% dos votos.

 

Tucano, Zenóbio Toscano votou em Alckmin

O prefeito Zenóbio Toscano também acompanhou o candidato de seu partido, Geraldo Alckmin (PSDB) para presidente. A votação dele foi de 1,021 votos, o que representa 3,38% dos votos válidos. Uma merreca de votos.

 

Presidenciáveis dos Girassóis

Candidato de parte dos Girassóis, o presidenciável Fernando Haddad deu uma lavagem de votos. O petista obteve 11.174 votos, alcançando 37,04% dos votos. Apoiado pelo ex-prefeito Josa da Padaria, o candidato Ciro Gomes conseguiu 5.407 votos.

 

Camila murchou

Reeleita para mais um mandato na Assembleia Legislativa, a deputada Camila Toscano (PSDB) viu sua votação cair substancialmente. Na primeira eleição, em 2014, a parlamentar cotou 9.919 votos e agora em 2018, caiu para 8.699. Foram mais de mil votos a menos.

 

Raniery murchou ainda mais

Reeleito para o quarto mandato, o deputado estadual Raniery Paulino (MDB) surpreendeu com a baixa votação. Na eleição anterior (2014), o emedebista surfou com 11.955 votos e agora em 2018 despencou para 7.653, o que representa uma queda de mais de 4 mil votos de uma eleição para outra.

 

As novidades da campanha

Novidade no processo eleitoral em Guarabira o socialista Célio Alves foi candidato a deputado estadual e conseguiu furar o bloqueio das oligarquias e tirou 3.752 votos (12,92% dos votos válidos). Também novidade, o advogado Bruno Deriu candidatou-se a deputado federal e obteve 3.184 votos (11,82%). Bem votado em Guarabira, o médico Hildo Lisboa (DEM) arrastou 1.228 votos para deputado estadual.

 

O federal ganhou

Campeão de votos na Paraíba, o deputado federal eleito, Gervásio Maia, foi votado em Guarabira pela maioria dos Girassóis e obteve 2.132 votos. Gervásio é atualmente presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba e se comprometeu em lutar pelos interesses de Guarabira em Brasília.

 

O federal perdeu

Candidato à reeleição, Benjamim Maranhão foi derrotado nas urnas e não ocupará mais uma cadeira na Câmara dos Deputados a partir do ano que vem. Em Guarabira ele recebeu apoio do grupo Paulino e conseguiu tirar das runas 2.510 votos, somente.

 

Jota Alves é radialista com passagens pelas rádios Constelação FM e Rural AM de Guarabira, Tabajara de João Pessoa e jornais Folha do Brejo e Jornal da Paraíba. Atualmente é editor e articulista político do Portal 25 Horas.
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (83) 99962-8866

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Empreender Paraíba lança Comércio Eletrônico ‘Melhor Negócio’
Notícias
0 shares11 views
Notícias
0 shares11 views

Empreender Paraíba lança Comércio Eletrônico ‘Melhor Negócio’

Jota Alves - dez 18, 2018

O objetivo é cadastrar empreendedores que já foram atendidos com o crédito do Empreender para expor as suas mercadorias e ampliar os seus negócios

TRE-PB diplomará candidatos eleitos nesta terça-feira
Política
0 shares8 views
Política
0 shares8 views

TRE-PB diplomará candidatos eleitos nesta terça-feira

Jota Alves - dez 18, 2018

Na Paraíba serão diplomados o governador e sua vice, dois senadores com dois suplentes cada, 12 deputados federais e 36 deputados estaduais

Ex-prefeito e ex-tesoureiro de Itabaiana presos em operação são levados para batalhão da PM
Política
0 shares21 views
Política
0 shares21 views

Ex-prefeito e ex-tesoureiro de Itabaiana presos em operação são levados para batalhão da PM

Jota Alves - dez 18, 2018

Ex-assessor de imprensa da prefeitura, Alyf Andrade, também foi alvo de mandado de prisão e foi liberado na audiência de custódia