Eventos sobre trânsito e transporte escolar são realizados em Mari e Alagoa Grande

maio 25, 2016
530 Visualizações

Audincia_Pblica_em_Mari_e_atividades_na_escola

O Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente e Educação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e as Promotorias de Mari e Alagoa Grande realizaram audiências sobre a municipalização do trânsito e os transporte escolar, na segunda, em Mari, e quarta-feira, em Alagoa Grande. também foram realizadas ações de educação no trânsito em escolas dos dois municípios.

Participaram a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Criança, do Adolescente e da Educação, promotora Soraya Soares da Nóbrega Escorel, e os promotores Simone Duarte Doca, de Mari, e João Benjamim Delgado, Alagoa Grande.

De acordo com a promotora Soraya Escorel, os eventos ocorreram dentro das ações do “Maio Amarelo”, cujo objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a integração do Ministério Publico. A intenção é colocar em discutir temas concernentes a segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas, chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o País.

Audiência Audincia_Pblica_em_Mari_e_atividades_na_escola_2

Na audiência pública foram debatidas sobre as irregularidades constatadas durante as vistorias realizadas pelo Detran e pelo Ministério Público nos transportes escolares, bem como acerca da municipalização do trânsito.

Entre os encaminhamentos, estão a realização de mesas de diálogo para dar continuidade das tratativas acerca da municipalização do trânsito, de forma gradual; a criação de um Conselho Municipal de Trânsito formado pela sociedade civil organizada; a solicitação da extensão do projeto “Bombeiro na Escola” às escolas municipais; a realização do Simulado Operacional organizado pelo Corpo de Bombeiros durante o mês de maio; a realização de pesquisa acerca do custo efetivo da municipalização do trânsito; acompanhamento da votação do projeto de lei que visa a divulgação do tema “Educação no Trânsito” nas escolas municipais, através de aulas teatrais; a integração do “Maio Amarelo” ao calendário de comemorações municipais.

Ações educativas

Na mesma data foi realizada uma ação educativa na escola Epitácio Dantas, de Mari, com intuito de conscientizar os alunos da importância de um trânsito seguro. Foi destacado que o pedestre também tem deveres estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, que são importantes para uma circulação segura; que beber e dirigir é crime; que, quando a moto é conduzida sem capacete, a própria vida que está em perigo; e que no trânsito todo o cuidado é bem vindo.

Ascom

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Guarabira: Zenóbio indefere pedido de licença sem vencimento do professor Teotônio
Política
0 shares48 views
Política
0 shares48 views

Guarabira: Zenóbio indefere pedido de licença sem vencimento do professor Teotônio

Jota Alves - abr 13, 2019

Amigos de Teotônio, ao usar as redes sociais, falam em represálias da parte da administração municipal

Governador assina ordem de serviço do sistema de abastecimento d’água em Belém e participa de OD em Solânea
Política
0 shares32 views
Política
0 shares32 views

Governador assina ordem de serviço do sistema de abastecimento d’água em Belém e participa de OD em Solânea

Jota Alves - abr 13, 2019

A assinatura da Ordem de Serviço para construção da 2ª adutora de água tratada do sistema de abastecimento d’água das cidades de Belém, Caiçara e Logradouro acontece às 10h na Praça Seis de Setembro

Famílias carentes de Guarabira recebem pizza de graça em ação de solidariedade
Notícias
0 shares46 views
Notícias
0 shares46 views

Famílias carentes de Guarabira recebem pizza de graça em ação de solidariedade

Jota Alves - abr 13, 2019

De acordo com o idealizador da ação, a ideia é despertar a atenção de empresários e comerciantes da cidade

Leave a Comment

Your email address will not be published.