Eventos sobre trânsito e transporte escolar são realizados em Mari e Alagoa Grande

maio 25, 2016
549 Visualizações

Audincia_Pblica_em_Mari_e_atividades_na_escola

O Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente e Educação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e as Promotorias de Mari e Alagoa Grande realizaram audiências sobre a municipalização do trânsito e os transporte escolar, na segunda, em Mari, e quarta-feira, em Alagoa Grande. também foram realizadas ações de educação no trânsito em escolas dos dois municípios.

Participaram a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Criança, do Adolescente e da Educação, promotora Soraya Soares da Nóbrega Escorel, e os promotores Simone Duarte Doca, de Mari, e João Benjamim Delgado, Alagoa Grande.

De acordo com a promotora Soraya Escorel, os eventos ocorreram dentro das ações do “Maio Amarelo”, cujo objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a integração do Ministério Publico. A intenção é colocar em discutir temas concernentes a segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas, chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o País.

Audiência Audincia_Pblica_em_Mari_e_atividades_na_escola_2

Na audiência pública foram debatidas sobre as irregularidades constatadas durante as vistorias realizadas pelo Detran e pelo Ministério Público nos transportes escolares, bem como acerca da municipalização do trânsito.

Entre os encaminhamentos, estão a realização de mesas de diálogo para dar continuidade das tratativas acerca da municipalização do trânsito, de forma gradual; a criação de um Conselho Municipal de Trânsito formado pela sociedade civil organizada; a solicitação da extensão do projeto “Bombeiro na Escola” às escolas municipais; a realização do Simulado Operacional organizado pelo Corpo de Bombeiros durante o mês de maio; a realização de pesquisa acerca do custo efetivo da municipalização do trânsito; acompanhamento da votação do projeto de lei que visa a divulgação do tema “Educação no Trânsito” nas escolas municipais, através de aulas teatrais; a integração do “Maio Amarelo” ao calendário de comemorações municipais.

Ações educativas

Na mesma data foi realizada uma ação educativa na escola Epitácio Dantas, de Mari, com intuito de conscientizar os alunos da importância de um trânsito seguro. Foi destacado que o pedestre também tem deveres estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, que são importantes para uma circulação segura; que beber e dirigir é crime; que, quando a moto é conduzida sem capacete, a própria vida que está em perigo; e que no trânsito todo o cuidado é bem vindo.

Ascom

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Guarabira: bandidos atacam homem e roubam carro que foi comprado ontem
Policial
0 shares93 views
Policial
0 shares93 views

Guarabira: bandidos atacam homem e roubam carro que foi comprado ontem

Jota Alves - jun 23, 2019

Armados, os bandidos interceptaram o proprietário, nas imediações do Colégio da Luz, no Centro de Guarabira, anunciaram o assalto e fugiram levando o carro

Amazan será a principal atração da primeira noite de São João em Mamanguape
Notícias
0 shares28 views
Notícias
0 shares28 views

Amazan será a principal atração da primeira noite de São João em Mamanguape

Jota Alves - jun 23, 2019

Na segunda-feira (24), "dia de São João", a festa segue com as apresentações de Kátia Cilene, Forró Zabumbado e Forró Saudade.

Acidente envolvendo ônibus do ‘Aviões do Forró’ deixa vítima fatal
Policial
0 shares41 views
Policial
0 shares41 views

Acidente envolvendo ônibus do ‘Aviões do Forró’ deixa vítima fatal

Jota Alves - jun 23, 2019

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motocicleta bateu na lateral do ônibus, que não obedeceu a preferência

Leave a Comment