Guarabira: treinador improvisa quadra de badminton em praça e classifica atleta para Jogos Escolares da Juventude

Projeto “Badminton na Praça”, no interior da Paraíba, tem treinos a céu aberto e com piso repleto de pedras portuguesas

novembro 24, 2018
289 Visualizações

Um projeto desenvolvido pelo carteiro Rui Ribeiro foi destaque em matéria publicada no site site oficial Comitê Olímpico Brasileiro. O projeto esportivo denominado “Badminton na Praça” atraiu a atenção do COB porque conseguiu classificar uma adolescente da cidade de Guarabira para disputar os Jogos Escolares da Juventude, que será realizado esse ano no Rio Grande do Norte.

A matéria narra como o funcionário público teve acesso à modalidade esportiva e sua luta artesanal para iniciar a prática do desconhecido esporte n uma cidade do interior da Paraíba.

Leia a íntegra da matéria

Há quatro anos, Rui Ribeiro Mendes, 46, natural de Guarabira (PB), era apresentado ao badminton pelo computador. Durante um curso de ensino a distância, conheceu a modalidade e decidiu criar um projeto voltado à sua iniciação. Conseguiu quatro raquetes, seis petecas e uma rede, longe de seus melhores estados, e instalou-se em um dos principais pontos da cidade, a Praça da Juventude.

“Me  diziam que era uma loucura levar um esporte caro desses para a cidade. A Prefeitura só nos deixou treinar lá se não danificássemos a praça, que é repleta de pedras portuguesas. Para montar a quadra, riscamos o chão com giz”, conta o professor, idealizador do “Badminton na Praça”.

Se por um lado havia preconceito entre os mais velhos, por outro existiam olhares curiosos das crianças. Assim, Rui foi conseguindo atrair meninos e meninas que passavam pelo local. O ambiente está longe de ser o ideal para a prática do badminton. Além dos treinos ocorrerem a céu aberto, o que inviabiliza as atividades em dias chuvosos, o piso da praça é formado por pedras portuguesas.

“Treinamos às segundas e quartas, das 17h às 20h. O piso não é muito agradável e a iluminação também não é muito boa, mas temos que treinar mais tarde porque é neste horário que as crianças saem do colégio. No início, eram umas 20 crianças. Atualmente, passamos das 45. E todo dia chega gente querendo conhecer o projeto. Aí entrego uma ficha e estipulo regras, como estudar, respeitar os colegas e conservar o nosso material, que é a coisa mais importante que temos.”

Mesmo com tantas dificuldades, Rui viu o projeto atingir outro patamar em 2018. Afinal, pela primeira vez desde sua criação, uma atleta do “Badminton na Praça” se classificou para a edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude: Yasmim Mirella da Silva Ferreira, 13.

“Conheci o badminton há quase três anos, passando pela Praça da Juventude, que é perto da minha casa. Quando entrei no projeto, não sabia nem sacar. Mas gostei tanto que, ainda na primeira semana, voltei para casa e improvisei uma raquete com pedaços de madeira e papelão para ir treinando”, relata a paraibana, que venceu duas partidas na competição. “Essas foram minhas primeiras partidas em uma quadra com dimensões oficiais. No início, senti diferença por causa da altura da rede, que é mais baixa. Mas depois me acostumei”, complementa.

Mirella nunca havia saído de sua cidade até disputar a seletiva estadual. Graças ao projeto de Rui, a atleta conheceu novos lugares e conviveu com os melhores atletas de sua modalidade. Além, é claro, de orgulhar os 52 mil habitantes de Guarabira. “As pessoas na nossa cidade estão bestas com esse desempenho da Mirella. Quando mandamos fotos, as pessoas ficam assustadas. E agora pensam em fazer alguma coisa para ajudar”, finaliza Rui.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Serviços do INSS passam a ser feitos apenas por internet ou telefone
Notícias
0 shares18 views
Notícias
0 shares18 views

Serviços do INSS passam a ser feitos apenas por internet ou telefone

Jota Alves - maio 13, 2019

A mudança faz parte do projeto de transformação digital implantado pelo INSS para ampliar a oferta de serviços digitais.

MP do Saneamento Básico pode inviabilizar sistemas e aumentar tarifa de água na PB
Notícias
0 shares16 views
Notícias
0 shares16 views

MP do Saneamento Básico pode inviabilizar sistemas e aumentar tarifa de água na PB

Jota Alves - maio 13, 2019

A MP já foi aprovada na comissão mista de deputados e senadores que fez a sua análise prévia. Deve seguir para o Plenário da Câmara, e depois ir ao Plenário do Senado.

Promotor pede arquivamento de processo que acusava ex-governador Ricardo Coutinho no caso Bruno Ernesto
Notícias
0 shares22 views
Notícias
0 shares22 views

Promotor pede arquivamento de processo que acusava ex-governador Ricardo Coutinho no caso Bruno Ernesto

Jota Alves - maio 13, 2019

O promotor alegou que “não há indícios da participação do ex-governador no caso e que as provas foram suficientes para propor uma ação penal”.