História de Zé Katimba poderá ser tema de samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense

Zé Katimba, em entrevista coletiva

O cantor e compositor guarabirense, Zé Katimba, concedeu na manhã desta sexta-feira (15), uma entrevista coletiva à imprensa local e mais uma vez se emocionou. De volta à sua cidade natal depois de 70 anos vivendo no Rio de Janeiro, ele reencontrou sua terra-mãe e vem recebendo o carinho e respeito do povo por onde passa.

Zé foi sabatinado por radialistas e jornalistas e teve a oportunidade de falar de seus sentimentos e trajetória de quem saiu de Guarabira com 10 anos de idade, pegou um navio e desembarcou no Rio de Janeiro com sua família. Hoje, é um dos mais respeitados nomes do samba brasileiro, sendo parceiro de figuras como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Alcione, Jorge Aragão e tantos outros.

Katimba está sendo ciceroneado pelo prefeito Zenóbio Toscano, a quem agradeceu pela oportunidade de estar vivenciando esse momento singular em sua vida. “Eu quero fazer uma agradecimento especial ao prefeito de Guarabira, Zenóbio, por nos receber tão bem, por estar sempre ao meu lado desde o dia em que cheguei. Eu não esperava ser recebido com tanto carinho. Só me faltava voltar à Guarabira e esse sonha está sendo realizado. Eu quero dizer aos jovens que nunca desistam dos seus sonhos”, disse o sambista.

 A sensibilidade do compositor pode ser acompanhada por toda Paraíba através de entrevistas na TV Cabo Branco, na TV Tambaú, na TV Master e nas emissoras de rádio onde Katimba falou. As lágrimas rolaram em seu rosto sem cerimônia, toda vez que citava a emoção de reencontra sua mãe Guarabira.

Katimba tem agenda movimentada por esses dias. Nesta sexta-feira ele tem audiência com o governador Ricardo Coutinho à tarde, à noite participará de shows de Alcione e Jorge Aragão na Domus Hall, em João Pessoa e neste sábado (16), se apresenta no projeto Sabadinho Bom, também na Capital paraibana. Na terça-feira (19), a câmara de Vereadores fará homenagem ao compositor, ás 16h. Na próxima quinta-feira (21), Zé abre o projeto ‘Quinta tem talento’, com roda de samba na Praça João Pessoa, em Guarabira.

Na agenda com o governador, Katimba vai discutir a possibilidade de a Paraíba fechar parceira para que o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense seja em homenagem a Zé Katimba e sua história, no carnaval de 2014. “Só depende de acertos de parcerias para que eu tenha a honrar de ser homenageado em vida”, falou.

Em meio á entrevista coletiva desta sexta, o cantor e compositor Artur Neto cantarolou uma música que fez em homenagem a Katimba, intitulada ‘Diplomata do samba’. Zé adorou a música e pediu que Artur autografasse para que ele guarde de lembrança.