Hospital da Paraíba fará transplante de medula óssea pelo SUS

O Hospital Nossa Senhora das Neves recebeu, na semana passada, a habilitação para realizar Transplantes de Medula Óssea (TMO) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse, são três tipos de transplantes executados na unidade: TMO, rim e fígado. Desde 2017, a unidade realizou 28 transplantes, todos em parceria com o SUS, com o objetivo de reduzir a demanda no Estado destes tipos de órgãos. O TMO é um tipo de transplante ainda inédito na Paraíba.

Para o médico Luiz Fábio Botelho, responsável pelo transplante de medula óssea no HNSN, a habilitação é uma grande conquista para o povo paraibano. “O procedimento, embora relativamente simples, até a presente data inexiste na Paraíba, obrigando o paraibano com indicação de receber esta terapia a se deslocar para diversos estados, gerando custos financeiros e emocionais para pacientes, familiares e o Estado, que, muitas vezes, arca com o tratamento”, destacou.

A coordenadora da Central de Transplantes da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro, concorda. “É mais um serviço e a vantagem é evitar que a população tenha que se deslocar para outro estado para procurar esse tipo de serviço.

Quem ganha é a população que vai buscar o procedimento em seu estado. Isso favorece até na recuperação, porque o paciente está junto do aconchego da família, diferente de quando precisa deslocar um familiar, o que já representa um custo a mais”, avaliou.

Gyanna afirmou que esta é mais uma equipe credenciada na Paraíba para transplantar, o que aumenta a oportunidade do paraibano ingressar na lista do transplante. “Quando houver a doação, o paciente será contemplado e vai se submeter ao transplante sem precisar se deslocar”, reforçou. Outro hospital credenciado é o da Unimed, que realiza transplantes de rim, fígado e coração. Inclusive, conforme a coordenadora da Central de Transplantes, o HNSN também vai realizar o transplante de coração. “Saiu portaria semana passada para coração”, afirmou. O paciente precisa estar inscrito para receber um coração novo, mas ainda não há nenhum à espera.

TMO autólogo

A Paraíba terá seu primeiro serviço de TMO autólogo – em que se utiliza tecido ou órgão de um mesmo indivíduo – mais de 10 anos após Pernambuco e 7 anos após o Rio Grande do Norte. “Esta vitória é de todo povo paraibano que poderá ter seu tratamento em sua terra, perto dos seus, com equipe capacitada e estrutura hospitalar de ponta.

O Hospital Nossa Senhora das Neves dá esse passo pioneiro no tratamento do câncer, colocando João Pessoa em destaque nacional na Hematologia”, acrescentou o médico Luiz Fábio Botelho. O transplante autólogo de medula óssea é um tratamento que existe há mais de 30 anos, com efetividade em diversos cânceres do sangue, como linfomas e mieloma múltiplo.

Locais de procedimentos

Os transplantes de córnea são realizados em clínicas autorizadas pelo Ministério da Saúde, em João Pessoa, Campina Grande e Sousa, por médicos transplantadores também autorizados, e os procedimentos são, em sua grande maioria, realizados pelo SUS. Já os transplantes de rim são realizados em João Pessoa, no Hospital Nossa Senhora das Neves e, em Campina Grande, no Hospital Antônio Targino pelo SUS ou convênio.

Os transplantes de fígado são realizados no Hospital Unimed, em João Pessoa, pelo SUS ou convênio.

Fonte: Correio da Paraíba