Joaquim Barbosa manda retirar advogado de Genoino do plenário do STF

junho 12, 2014
1353 Visualizações
12 Comments

pacheco_1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, mandou que os seguranças da corte retirassem o advogado do ex-deputado José Genoino (PT-SP) do plenário durante a sessão desta quarta-feira (11) – veja no vídeo acima.

Depois de Barbosa ter anunciado o início do julgamento de ações sobre mudança nas bancadas dos estados na Câmara, o advogado Luiz Fernando Pacheco foi à tribuna e pediu autorização para falar.

Pacheco não estava inscrito para falar, mas ele subiu à tribuna mesmo assim. O advogado reivindicou que fosse colocado na pauta desta quarta recurso de Genoino que pede para sair do presídio da Papuda e voltar para a prisão domiciliar. Nesta segunda (10), a defesa já tinha pedido que o caso fosse analisado com “urgência” em razão da suposta piora do estado de saúde do ex-deputado.

“Execuções penais têm precedência sobre outras ações”, argumentou Pacheco. Barbosa disse, então: “Isso não está pautado”. E o advogado retrucou: Não está pautado e por isso mesmo é…” Barbosa interrompeu: “Vossa excelência veio pautar?”

E o advogado respondeu: “Eu venho rogar a vossa excelência que coloque em pauta. Já há parecer do procurador-geral favorável à prisão domiciliar desse réu, desse sentenciado. Vossa excelência deve honrar esta Casa e trazer a seus pares o exame da matéria.”

Barbosa, então, disse: “Eu agradeço a vossa excelência..”, mas o advogado continuou. O presidente do Supremo fez outra tentativa para que ele parasse de falar e mandar cortar o som do microfone. Mesmo assim, Pacheco prosseguiu: “Pode cortar a palavra que eu vou continuar falando”.

Barbosa pediu então à segurança que retirasse o advogado do plenário. “Segurança, tira…”

O advogado, então, disse aos berros: “Isso é abuso de autoridade!”.

Joaquim Barbosa respondeu: “Quem está abusando de autoridade é vossa excelência. A República não pertence a vossa excelência. […] Quem está abusando de autoridade é vossa excelência. A República não pertence a vossa excelência e nem à sua grei [seu grupo], saiba disso”, reagiu Barbosa.

Na saída do plenário, acompanhado pelos seguranças, o advogado afirmou que Barbosa não coloca o recurso em pauta e que “sonega ao réu a jurisdição”.

“Não traz em pauta o processo porque sabe que será vencido. Então, a nossa manifestação hoje foi nesse sentido. No sentido de que ele traga ao plenário o agravo para que o Supremo Tribunal Federal, e não só a sua figura nefasta, julgue se José Genoino deve morrer na cadeia ou se pode cumprir prisão domiciliar.”

O advogado disse que o presidente do Supremo usou de “truculência” para retirá-lo do plenário. “Ele com toda a sua truculência mandou me retirar do Supremo Tribunal Federal. Recebo isso com honra. Cada pedra lançada a mim por esse homem eu recebo como uma medalha.”

 

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Atos contra corte de verbas da Educação são realizados em várias cidades do país
Política
0 shares17 views
Política
0 shares17 views

Atos contra corte de verbas da Educação são realizados em várias cidades do país

Jota Alves - maio 15, 2019

A manifestação interrompeu o trânsito no centro da Capital paraibana, onde as pessoas se concentraram para gritar palavras de ordem contra o governo

João vai injetar meio bi na economia com pagamento de salário e metade do décimo
Política
0 shares29 views
Política
0 shares29 views

João vai injetar meio bi na economia com pagamento de salário e metade do décimo

Jota Alves - maio 15, 2019

O governador destacou o equilíbrio das contas públicas da Paraíba e confirmou vários concursos previstos no Estado

Mamanguape terá Solange Almeida, Mara Pavanelly, Kátia Cilene e Amazan nos festejos juninos
Notícias
0 shares25 views
Notícias
0 shares25 views

Mamanguape terá Solange Almeida, Mara Pavanelly, Kátia Cilene e Amazan nos festejos juninos

Jota Alves - maio 15, 2019

As atrações foram divulgadas pela prefeita Eunice Pessoa (PSB), no final da manhã desta quarta-feira (15), no Centro Cultural Fênix, numa entrevista coletiva

12 Responses

Leave a Comment

Your email address will not be published.