Mais de 50 escolas públicas paraibanas fazem visitas guiadas à RoboCup 2014

julho 23, 2014
591 Visualizações

DN - Escolas Estaduais na RoboCup (14)

Centenas de alunos de mais de 50 escolas públicas municipais, estaduais e federais de diferentes regiões da Paraíba estão tendo a oportunidade de conhecer a RoboCup 2014 por meio de visitas guiadas. A organização do evento disponibilizou monitores para explicar os detalhes da programação e de cada modelo de robô. Além de despertar o fascínio entre os estudantes, a oportunidade faz com que os visitantes tenham conhecimento mais específico da tecnologia empregada no mais importante campeonato de robótica do mundo.

A professora Maria Suely Maia, da Escola Estadual de Segundo Grau Professora Ursula Alianza, de João Pessoa, foi uma das docentes da rede pública que acompanhou seus alunos à RoboCup 2014, aproveitando a oportunidade da visitação guiada. A escola possui laboratório de robótica desde o ano passado e se prepara agora para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica. “Levamos 25 alunos no primeiro dia de evento. Foi uma oportunidade para que os estudantes tivessem um contato com outros modelos e novas tecnologias, além daquelas que trabalhamos em nossa escola. Também foi uma vivência que aumentou o conhecimento de nossos jovens”, garantiu.

Alisson Nascimento dos Santos, de 16 anos de idade, é aluno do 3º ano da Escola Ursula Alianza. Ele também faz parte da equipe que vai concorrer na Olimpíada Brasileira de Robótica em agosto. No momento, o estudante paraibano está empenhado com seu grupo na programação e ajuste dos sensores do robô paraibano. A visita à RoboCup 2014 foi para ele um estímulo. “O que mais me impressionou foi o tamanho do evento, a quantidade de pessoas de diferentes países e a qualidade da tecnologia utilizada por elas. O que eu levei para mim foi a conclusão de que a tecnologia é muito importante para um país. E o Brasil precisa investir cada vez mais nessa área para chegar perto da qualidade dos demais”, recomendou.

DN - Escolas Estaduais na RoboCup -0 Escola Estadual de Sapé (1)

José Pedro dos Santos, conhecido como professor Júnior, possui uma agência de turismo pedagógico e está ajudando no transporte complementar para os alunos da rede pública. Apesar de não atuar mais como docente, ele também teve contato com a reação de jovens estudantes de várias escolas estaduais. “Os olhos desses adolescentes chegam a brilhar. A RoboCup despertou muito o interesse dos estudantes pela robótica. Então, acho que aquelas escolas que têm os equipamentos disponíveis mas ainda não montaram o laboratório de robótica deverão agora instalar essa salas. Até porque, certamente, os alunos vão exigir isso”, previu.

As visitações guiadas oferecidas pela organização da RoboCup e com inscrição prévia atraiu grupos de estudantes de todo o País e de diferentes regiões da Paraíba. No Estado, foram beneficiadas escolas e universidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Santa Luzia, Lucena, Itabaiana, Mogeiro, São João do Rio do Peixe, Itapororoca, São Francisco, São José dos Ramos, Mari, Soledade, Ingá, Sapé, Alhandra, Pedras de Fogo, Sumé, Gurinhém e São Miguel de Taipu.

Grupos de estudantes do ensino médio, fundamental e universitário de todo Brasil também participam das visitas guiadas. Além da Paraíba, se inscreveram jovens do Distrito Federal e de estados como São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí.

Comente esta matéria

Você também pode gostar

PRF localiza 3,5 toneladas de combustível roubado do Porto de Cabedelo e prende homem
Policial
0 shares26 views
Policial
0 shares26 views

PRF localiza 3,5 toneladas de combustível roubado do Porto de Cabedelo e prende homem

Jota Alves - maio 18, 2019

Segundo informações da PRF, foram apreendidos sete carros que transportavam o combustível

Bandidos montam fábrica de cédulas falsas em hotel de Solânea e PM desmonta esquema
Policial
0 shares43 views
Policial
0 shares43 views

Bandidos montam fábrica de cédulas falsas em hotel de Solânea e PM desmonta esquema

Jota Alves - maio 18, 2019

A PM foi acionada por populares informando que 2 indivíduos estavam passando moeda falsa de R$ 10 e R$ 20 reais no centro da cidade de Belém-PB.

Neste sábado, João Azevêdo participa de audiência do Orçamento Democrático em Guarabira
Política
0 shares41 views
Política
0 shares41 views

Neste sábado, João Azevêdo participa de audiência do Orçamento Democrático em Guarabira

Jota Alves - maio 17, 2019

O cerimonial do Governo do Estado divulgou a agenda de João Azevêdo, que prevê inaugurações no período da manhã na cidade de Araçagi e depois a plenária

Leave a Comment

Your email address will not be published.