Marcos Valério aponta Lula como chefe do mensalão, diz revista Veja

maio 27, 2019
1346 Visualizações
1 Comments

Empresário Marcos Valério

O empresário Marcos Valério está dizendo a interlocutores que o ex-presidente Lula (PT) era o “chefe” do mensalão, segundo reportagem da revista “Veja” desta semana. O STF (Supremo Tribunal Federal) já condenou Valério, considerado operador do mensalão, por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato (desvio de dinheiro) no processo do mensalão. Valério ainda precisa ser julgado por evasão de divisas.

A revista informa que a reportagem foi feita com base em revelações de parentes, amigos e associados de Valério. “Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para Lula porque eu, o Delúbio [Soares, ex-tesoureiro do PT] e o Zé [Dirceu, ex-ministro] não falamos”, teria dito Valério em Belo Horizonte.

Valério teria afirmado que o montante que abasteceu o mensalão foi muito maior que os R$ 55 milhões apontados pelo Ministério Público Federal. Segundo ele, R$ 350 milhões passaram pelo esquema. A entrada e saída de dinheiro estariam registradas num livro guardado a sete chaves por Delúbio.

Ainda, de acordo com a revista, Valério teria afirmado que Lula seria o fiador das operações que abasteceram o esquema. E que Dirceu era o braço direito de Lula, “um braço que comandava”. A contabilidade do esquema estaria sob responsabilidade de Delúbio. Segundo “Veja”, Valério teria dito que Delúbio “também definia os nomes dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval de Dirceu”.

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, disse que não negaria nem confirmaria o teor das declarações publicadas pela revista “Veja”. Ele negou que seu cliente tenha dado uma entrevista à revista.

A reportagem não conseguiu falar com Lula para comentar a reportagem de “Veja”.

Da Folha Online

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Chove em Guarabira e acumulado soma 32mm nas últimas 24h
Notícias
0 shares25 views
Notícias
0 shares25 views

Chove em Guarabira e acumulado soma 32mm nas últimas 24h

Jota Alves - jun 13, 2019

Embora tenha caído um volume considerável de chuva, mas em razão de não ser tão intensa e forte, não foi suficiente para acumular água em locais que historicamente ocorrem inundações

Em Guarabira, marginal é preso pela ROTAM com moto, dinheiro, drogas e celulares
Policial
0 shares34 views
Policial
0 shares34 views

Em Guarabira, marginal é preso pela ROTAM com moto, dinheiro, drogas e celulares

Jota Alves - jun 13, 2019

O suspeito fugiu pulando muro dos quintas das residências. Uma arma, drogas e celulares foram aprendidos por policiais da Rotam do 4° BPM.

Marcelo Bandeira denuncia sucateamento das estradas da zona rural em Guarabira
Política
0 shares72 views
Política
0 shares72 views

Marcelo Bandeira denuncia sucateamento das estradas da zona rural em Guarabira

Jota Alves - jun 12, 2019

O presidente da Câmara Municipal citou localidades como Maciel, Tananduba, Pirpiri, Escrivão, Catolé, dentre outras, onde as estradas estão em situação de precariedade

One Response

  1. I will immediately grab your rss feed as I can not find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me know so that I could subscribe. Thanks.