Neste sábado, Paraíba realiza Dia D de Mobilização contra o Aedes

dengue

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste sábado (13), a partir das 7h, o Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A mobilização será realizada em parceria com o Ministério da Saúde, Gerências Regionais de Saúde, Bombeiros, Exército, Escoteiros e Infraero. Representantes da SES estarão em 12 municípios prioritários.

Durante todo o dia, serão realizadas visitas a estabelecimentos públicos, além das visitas a residências, acompanhadas por agente de saúde ou militar capacitado. As equipes participarão também de eventos organizados pelas prefeituras, além de entrevistas coletivas com a imprensa local e regional.

A programação oficial terá início às 7h, com a saída dos militares no Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, onde estará o general Dantas representante do Exército na Paraíba, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, representando a presidente Dilma Rousseff, a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, além do secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio. Às 10h, o governador Ricardo Coutinho e secretários do governo participarão da ação na Praça do Coqueiral, em Mangabeira.

Já no município do Conde, a abertura será às 9h, na Praça Dom Pedro Alves, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, o município do Conde foi escolhido para a abertura oficial no estado por ser o local com maior número de casos confirmados de microcefalia relacionada ao vírus zika (3).

Participam da ação em todo o estado mais de 2000 pessoas, entre soldados do Exército, Bombeiros, Escoteiros, Polícia Militar e Infraero. O Governo do Estado está disponibilizando aos municípios a logística de material educativo, além de 2125 kits para os Agentes de Combate a Endemias. Cada agente, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, vai receber um kit de trabalho com bolsa, caneta, lápis, lanterna, peneira, prancheta, camiseta, boné, protetor solar, repelente e trena.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde ressaltou a importância de todos estarem envolvidos no combate ao mosquito. “Não só a SES ou as Secretarias Municipais de Saúde, mas todos devem se mobilizar contra o Aedes. Além da própria população, as Secretarias Municipais, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura, de Educação, devem se envolver nas ações, cada uma enfrentando o mosquito de acordo com sua potencialidade”, disse.

A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, ressaltou que o ‘Dia D’ é importante por mobilizar todos ao mesmo tempo, mas deve-se lembrar que o trabalho contra o mosquito deve ser realizado diariamente. Além disso, os municípios devem dar continuidade às suas ações.

 

Balanço das ações

O Estado foi pioneiro com a utilização do aplicativo “Aedes na Mira” que hoje é usado em mais 7 estados, além disso se mantém entre os mais exitosos em relação às visitas domiciliares. De um total de 1.177.843 imóveis, já foram visitados até o momento, 931.820, o que equivale a 79,11%. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 11 desse mês foram notificados 756 casos suspeitos de microcefalia na Paraíba, sendo 275 descartados, 52 confirmados com alteração de imagens e dois com amostras positivas para o Zica Vírus e 427 em investigação.