O que rolou na sessão da Câmara de Guarabira

Vereador da bancada oposicionista, Zé Ismai falou grosso ao reclamar da fumaça que ajuda a inalar com seu graúdo nariz

outubro 3, 2017
1238 Visualizações

Por unanimidade

Na tarde desta terça-feira (3), todos os vereadores que usaram a tribuna da Câmara de Guarabira fizeram menção às mazelas trazidas pela fumaça produzida no lixão que tem invadido a cidade nos últimos dias e atormentado a população. Opositores cobraram alguma ação eficaz da gestão municipal para solucionar o problema. Situacionistas disseram que o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) já determinou que a Secretaria de Meio Ambiente adote as providências para apagar os focos de incêndio existentes no local.

“Fumaça maldita”

Vereador da bancada oposicionista, Zé Ismai falou grosso ao reclamar da fumaça que ajuda a inalar com seu graúdo nariz. Para o parlamentar, a cidade está prejudicada ao ser obrigada a conviver com uma “fumaça maldita”.

Gravando

Morador da zona rural e longe do alcance da nefasta nuvem de fumaça, Marcelo Bandeira disse que acompanha de longe a cidade sendo tomada e tem denunciado o descaso gravando as imagens e divulgando nas redes sociais, além de cobrar providência do prefeito. Bandeira disse que é inadmissível a população ser submetida a essa situação.

Tiago, o do Mutirão

Vereador nascido e criado na comunidade do Mutirão, onde mora o maior número de pessoas que trabalham no lixão, Tiago Tributino do Mutirão pediu ao prefeito que adote medidas para pôr fim ao problema e fez expediente para que implante programa de coleta seletiva de lixo e de reciclagem. Tiago acredita que o prefeito irá atendê-lo.

Matéria vetada

Zenóbio vetou uma emenda aprovada na Câmara, de autoria do vereador Zé Ismai, que proibia os próximos prefeitos a parcelar dívidas com o Instituto de Assistência e Previdência Municipal (IAPM), sem autorização da Câmara. ZT alegou inconstitucionalidade e Zé já está em campanha para derrubar o veto, que ainda será apreciado pelo colegiado.

Primeiro round

O vereador-suplente Leonardo Macena e a presidente da Câmara, Neide de Teotônio trocaram farpas e lavaram a roupa suja. Léo quer saber por onde anda o carro oficial pertencente ao legislativo. “Desde que cheguei aqui nunca vi o transporte dessa casa. Não sei se tem motorista recebendo”, questionou em tom jocoso.

Segundo round

Neide não se fez de rogada e pegou ar. Ela disse que pediu ao prefeito para guardar o carro na garagem da prefeitura e fez isso através de ofício, visto que na Câmara não existe garagem. E disse mais. “Na minha casa tem uma garagem que cabe oito carros e o senhor conhece bem porque já foi muitas vezes na minha casa. Mas eu não levei nem levo para minha casa”.

Terceiro round

A presidente deu um carão no vereador Leonardo, disse que não precisa de carro da Câmara e questionou o caráter do novato. “Guarabira sabe da minha honestidade, eu não tenho nenhum processo contra mim no fórum. Eu não preciso e não quero nenhum real da população. Eu sou mulher, mas garanto que tenho mais caráter do que o senhor”, disparou a parlamentar.

Fim do combate

Já mufino, Léo voltou a falar para dizer que reclamou da ausência do carro porque precisou para fazer viagem a João Pessoa, para receber um prêmio representando a Câmara, e o carro não estava disponível, tendo que pegar carona num veículo da prefeitura. Disse que não estava tratando de questões pessoais e jogou a toalha.

Café com bolo

O empresário Anselmo do Bolo tem feito uma ação permanente durante as sessões. De coração mole, generoso, o rapaz se compadece e doa um bolo para o lanche dos profissionais que cobrem as sessões na Câmara. O café é por conta da casa. Como tem profissionais subempregados e outros com salários atrasados, resta nada para o lanche. Anselmo é uma boa alma.

 

Jota Alves é radialista com passagens pelas rádios Constelação FM e Rural AM de Guarabira, Tabajara de João Pessoa e jornais Folha do Brejo e Jornal da Paraíba. Atualmente é editor e articulista político do Portal 25 Horas.
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (83) 99962-8866

Comente esta matéria

Você também pode gostar

‘Prefiro morrer de fome na Venezuela do que agredido aqui’, diz imigrante atacado
Notícias
0 shares9 views
Notícias
0 shares9 views

‘Prefiro morrer de fome na Venezuela do que agredido aqui’, diz imigrante atacado

Jota Alves - ago 18, 2018

Segundo a Polícia Militar da região, ninguém foi preso durante o conflito e ninguém ficou ferido

Mais de 70 policiais militares são promovidos pelo Governo da Paraíba
Notícias
0 shares10 views
Notícias
0 shares10 views

Mais de 70 policiais militares são promovidos pelo Governo da Paraíba

Jota Alves - ago 18, 2018

Promoções foram publicadas no Diário Oficial do Estado deste sábado (18)

“Nós temos coragem, nós temos firmeza, nós temos esperança”, diz Célio Alves em reunião com militância
Política
0 shares36 views
Política
0 shares36 views

“Nós temos coragem, nós temos firmeza, nós temos esperança”, diz Célio Alves em reunião com militância

Jota Alves - ago 18, 2018

O encontrou ocorreu na casa de eventos ASSESP, no bairro Clóvis Bezerra, em Guarabira, e lotou o espaço