Operação Pirâmide prende dez pessoas no Brejo paraibano

outubro 16, 2014
839 Visualizações

16.10.14 operacao_pirmide (3)

A Polícia Civil, por meio da 5º Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) com sede na cidade de Santa Rita, em conjunto com a Polícia Militar, desencadeou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Pirâmide, na cidade de Sapé, no Brejo paraibano. Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, dez pessoas foram presas e ainda foram apreendidas armas, munições, drogas e aves silvestres.

A ação policial envolveu mais de 200 policiais entre civis, militares, Polícia Ambiental, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Seds). O objetivo foi coibir o tráfico de drogas, o porte ilegal de arma e ainda a prática de homicídios em Sapé.

O nome ‘Pirâmide’ faz alusão à forma como o crime era organizado na cidade. Segundo o delegado de Sapé, Frederico Magalhães, os presos se articulavam de forma que a base da criminalidade era o tráfico de drogas e configurava o principal motivo para a prática de homicídios. “Durante quatro meses de investigação, levantamos as informações necessárias para entendemos como essa quadrilha agia. Eles tinham como base de sustentação o tráfico de entorpecentes, com a venda e a cobrança de dívidas, utilizavam as armas ilegais para coagir as vítimas e matá-las. Um dos presos, por exemplo, é suspeito de mais de dez homicídios. Por isso, nomeamos a ação de ‘Pirâmide’, deixando claro que o tráfico e o uso de armas aparecem na base e a prática de homicídios está no topo”, explicou o delegado.

Com o apoio do Poder Judiciário, foram expedidos nove mandados de prisão, destes, seis foram cumpridos e quatro pessoas foram presas em flagrante. Dois acusados vieram do Sistema Prisional. “Durante o levantamento de dados, descobrimos que dentro da prisão dois detentos participavam do esquema de venda de maconha e crack e ainda da articulação de crimes contra a vida”, ressaltou o policial. Foram presos: Elias Benício Pereira, de 29 anos, Jonathan Walker Cavalcante dos Santos, de 21, Flávio Miguel da Silva, 24, Gilberto Porfírio Felizardo, de 26. Além de Givanildo José Patrício da Silva, 29 anos, Givanildo Severino dos Santos, 42, Pedro Miguel da Silva, 64 anos, Alex Alves de Sousa, 19 anos, Wellington Cosme da Silva, 18 anos e João Batista Barbosa.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontrados dois revólveres 38, um revólver 32, espingardas e ainda 87 munições de vários calibres (12, 762, 45, 38 e 380), dois carregadores de fuzil, drogas (maconha e crack), balança de precisão, uma quantia em dinheiro e diversas aves silvestres.

16.10.14 operacao_pirmide (5)

Para o titular da 5º Aisp, delegado seccional Everaldo Medeiros, todo o trabalho realizado de forma integrada entre as Polícias Civil e Militar demonstra o empenho das forças em combater a criminalidade na região do Brejo, mais especificamente na cidade de Sapé. “Essa ação de hoje é uma mostra da união entre as forças policiais e de como isso faz efeito no combate ao tráfico de drogas e nos crimes contra a vida. Em quatro meses de investigação, conseguimos chegar a uma quadrilha ramificada. Demos uma resposta à criminalidade e mostramos que a Polícia está atenta. Outras operações virão”, afirmou Everaldo Medeiros.

O uso do helicóptero ‘Acauã’, da Seds, ajudou no sobrevoo em Sapé, evitando a fuga de criminosos pela mata fechada e plantações. “O helicóptero é muito importante em situações como esta. Demarcamos a área e temos atuação policial por terra e no ar. A aeronave nos dá esse suporte e garante uma operação bem mais completa”, relatou o superintendente da 1º Região Integrada de Segurança Pública (Reisp). Ele acrescentou ainda que a ação na cidade de Sapé é uma forma de mostrar que a integração entre as Polícias Civil e Militar traz resultados relevantes e mostra à população o trabalho policial coerente e pautado na investigação de quadrilhas de criminosos.

Comente esta matéria

Você também pode gostar

João Azevêdo participa do ODE em Esperança e presta contas de ações do Governo
Política
0 shares11 views
Política
0 shares11 views

João Azevêdo participa do ODE em Esperança e presta contas de ações do Governo

Jota Alves - abr 12, 2019

Mais de 2.200 pessoas participaram da audiência, que elegeram como prioridades de investimentos para a região a saúde (414 votos), área mais votada, seguida da estradas de rodagem (331 votos) e educação pública (272 votos)

Família do município de Cacimba Dentro está entre os desaparecidos após quedas de prédios no RJ
Notícias
0 shares52 views
Notícias
0 shares52 views

Família do município de Cacimba Dentro está entre os desaparecidos após quedas de prédios no RJ

Jota Alves - abr 12, 2019

O professor paraibano, Jandi, disse em entrevista à rádio Correio que tem esperança de encontrar os familiares com vida

Aguinaldo Ribeiro vai relatar Orçamento Impositivo na CCJ da Câmara
Política
0 shares21 views
Política
0 shares21 views

Aguinaldo Ribeiro vai relatar Orçamento Impositivo na CCJ da Câmara

Jota Alves - abr 12, 2019

As chamadas emendas de bancada são as apresentadas por deputados e senadores de cada estado para ações específicas naquelas unidades da Federação

Leave a Comment

Your email address will not be published.