Orquestra Sinfônica de João Pessoa faz concerto didático nesta quinta

I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza um concerto didático gratuito nesta quinta-feira (3), às 14h, no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Para muitos dos 50 alunos do Sesc Praia – Cabo Branco, da Escola Estadual Nicodemos Neves e dos jovens atendidos pela Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, dos Funcionários, este será o primeiro contato possível com a música clássica.

“Por ser didático, o objetivo do concerto é apresentar-lhes a função de cada instrumento numa orquestra, a formação dos naipes (as famílias de instrumentos) e as combinações sonoras que estão na raiz da sua formação histórica”, explica o maestro titular, o carioca Laércio Sinhorelli Diniz, que também rege a New Netherlands Orchestra e a Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra). O concerto também será regido pelo maestro argentino Gustavo de Paco.

O repertório transitará por obras de fácil assimilação, do contemporâneo “New Yok, New York”, ao regionalismo de um hino praticamente nosso, “Meu Sublime Torrão”. Outros dois concertos serão realizados esse mês, só que dessa vez nas escolas, após o retorno dos alunos da rede municipal às salas de aula que acontecerá no próximo dia 9.

“Crianças que têm aulas de música regularmente aprimoram sua capacidade cognitiva, emocional e motora, segundo os estudos do neurocientista Oliver Sado. Por isso, a música é tão eficaz nas habilidades de concentração e na realização de trabalhos em grupo”, ressalta o gerente-executivo da orquestra, Hector Rossi.

 

 

 

Programa:

 

– Minuet de Purcell

 

– Prelúdio de Bachiana n. 4, de Villa-Lobos

 

– Galope à Beira-Mar, José Tavares de Amorim

 

– Gabriel’s Oboe, Ennio Morricone

 

– Trumpet Voluntary, J. Clarke

 

– New York, New York, Frank Sinatra

 

– Meu Sublime Torrão, Genival Macedo