Papa Bento XVI renuncia ao papado nesta quinta

março 1, 2013
672 Visualizações

Bento XVI deixará de ser Papa nesta quinta-feira (28) às 20h (16h, pelo horário de Brasília), segundo a programação oficial do Vaticano.

A partir de então, quando passará a ser Papa Emérito, ele deve passar cerca de 2 meses no Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, permanecendo distante da movimentação em torno da reunião de cardeais que escolherá seu sucessor, o conclave.

Na manhã de quinta, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir de Bento XVI. A expectativa é de que cerca de 100 cardeais participem deste encontro.

Depois, no Pátio de Saint-Damase, no coração do Vaticano, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação ao pontífice.

Por volta das 13h (horário de Brasília), Bento XVI irá para o heliporto para viajar a Castel Gandolfo, que fica 25 km ao sul de Roma. Lá, ele saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja.

Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.

Neste horário, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de Sua Santidade, o Papa Emérito.

Após os dois meses na residência de verão, o Papa Emérito vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.

Última audiência pública

Em sua última audiência pública, nesta quarta-feira (27), Bento XVI disse que tem “grande confiança” no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve “águas agitadas”

Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado de Bento XVI.

Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou “águas agitadas e vento contrário”.

“O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir”, disse.

Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja “afundar”.

“Estou realmente emocionado e vejo uma Igreja viva”, disse o Papa, sempre bastante aplaudido pela multidão.

Ele voltou a afirmar que sua renúncia, anunciada de maneira surpreendente em 11 de fevereiro, foi decidida “não para seu bem, mas para o bem da Igreja”, e reiterou que sabe “da gravidade e da novidade” da decisão que tomou.

“Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio”, disse.

O pontífice, de 85 anos, afirmou que “não vai abandonar a Cruz” e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja.

Conclave

No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores — atualmente 115 — para as “congregações gerais” que precedem o conclave, a reunião secreta que escolhe o sucessor de Bento XVI.

Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.

Nas últimas semanas, os cardeais já começaram, por e-mail e por telefone, as consultas informais para decidir o nome.

Fonte: G1

Comente esta matéria

Você também pode gostar

PRF localiza 3,5 toneladas de combustível roubado do Porto de Cabedelo e prende homem
Policial
0 shares26 views
Policial
0 shares26 views

PRF localiza 3,5 toneladas de combustível roubado do Porto de Cabedelo e prende homem

Jota Alves - maio 18, 2019

Segundo informações da PRF, foram apreendidos sete carros que transportavam o combustível

Bandidos montam fábrica de cédulas falsas em hotel de Solânea e PM desmonta esquema
Policial
0 shares43 views
Policial
0 shares43 views

Bandidos montam fábrica de cédulas falsas em hotel de Solânea e PM desmonta esquema

Jota Alves - maio 18, 2019

A PM foi acionada por populares informando que 2 indivíduos estavam passando moeda falsa de R$ 10 e R$ 20 reais no centro da cidade de Belém-PB.

Neste sábado, João Azevêdo participa de audiência do Orçamento Democrático em Guarabira
Política
0 shares41 views
Política
0 shares41 views

Neste sábado, João Azevêdo participa de audiência do Orçamento Democrático em Guarabira

Jota Alves - maio 17, 2019

O cerimonial do Governo do Estado divulgou a agenda de João Azevêdo, que prevê inaugurações no período da manhã na cidade de Araçagi e depois a plenária

Leave a Comment

Your email address will not be published.