
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa e um dos maiores empresários do país, morreu aos 77 anos na madrugada deste sábado (14), em São Paulo. Em nota, a Caoa disse que “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”.
Andrade nasceu em 25 de novembro de 1943, em Campina Grande, na Paraíba. Além de empresário, ele era médico cirurgião especializado em clínica cirúrgica abdominal. Deixa esposa e quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres.
O corpo do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, foi sepultado na tarde deste sábado (14) no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo.
Segundo a Caoa, a empresa continuará a ser gerida por seus atuais executivos.
O governador de São Paulo, João Doria, lamentou pela morte do empresário.
“Com grande pesar, recebi a notícia do falecimento do meu amigo Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, um dos maiores empresários do país e gerador de empregos. Meus sentimentos aos familiares nesse momento de dor”, disse.
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima divulgou nota de pesar pela morte do empresário campinense. O gestor decidiu decretar luto oficial de três dias como homenagem póstuma.
Um dos nomes nacionais do empreendedorismo no setor da indústria automobilística, Carlos Alberto Oliveira, segundo Bruno Cunha Lima, marcou sua vida pelo espírito empreendedor e por ter sido um dos maiores exemplos da capacidade criativa e de trabalho de Campina Grande.
Trajetória
As atividades no setor automotivo começaram em 1979, quando Carlos Alberto de Oliveira Andrade adquiriu um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande. Mas a revendedora faliu e ele propôs assumir o comércio em troca do pagamento do veículo.
Na década seguinte, a Caoa se tornou o maior revendedor da marca no Brasil. Em 1992, se tornou a importadora oficial da marca Renault no país e, em 1998, da Subaru.
No ano de 1999, iniciou-se a parceria com a Hyundai, o que fez a marca se expandir pelo país. Em 2007, inaugurou a primeira fábrica da montadora no país, em Anápolis (GO).
Em 2017, a Caoa fechou parceria com a chinesa Chery para a produção e distribuição dos carros na América Latina.




