Pilõezinhos realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2017-2020

A Prefeitura de Pilõezinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou na última sexta-feira (10) o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2017-2020.

Com a presença de várias autoridades do município, o evento teve início às 14h30, com apresentação do grupo de capoeira do CRAS, composta por crianças. Toda a solenidade foi realizada no auditório da Escola Municipal Francisco Alves de Azeredo, no conjunto Ezequiel Constantino.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

O evento contou com a presença da secretária de administração Marcela Uchoa (representando a prefeita Mônica Cristina), a secretária da assistência social Sabrina Jacinto, o secretário de saúde Antônio Marcos, a secretária de educação Marilene Alves e o presidente do Conselho Tutelar de Pilõezinhos Manoel Braúna.

A psicóloga Danila explicou mais detalhadamente sobre o tema e exemplificou dizendo que o Selo UNICEF busca mobilizar os municípios para qualificar as políticas públicas de promoção, defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Esta mobilização acontece por meio do estímulo à gestão por resultados e, para isso, esta edição do Selo UNICEF introduz o conceito de Resultados Sistêmicos.

Os Resultados Sistêmicos expressam as mudanças esperadas na estruturação, acesso e qualidade dessas políticas públicas e incluem programas intersetoriais, leis municipais e ações continuadas que se insiram e se consolidem nos municípios.

Da Assessoria