Prefeitura de Mari realiza Jornada Pedagógica e inicia ano letivo de 2019

Presidente da Câmara de Vereadores, Alisson Cunha participou da cerimônia de abertura e falou da importância do evento

fevereiro 19, 2019
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Com o tema “Uma Jornada Rumo ao Conhecimento”, a Prefeitura de Mari localizada na Zona da Mata Paraibana, por meio da   Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou nessa segunda-feira, (18), a Jornada Pedagógica – 2019. O evento foi realizado no salão paroquial, Chico Mendes, e contou com a participação do prefeito Antonio Gomes, do Presidente da  Câmara de Vereadores, Alisson Cunha, da secretária de Educação, Rosemagna Cunha, e cerca de 250 educadores do Município.

O encontro teve como objetivo principal, avaliar e planejar sistematicamente o processo educativo escolar com base nos indicadores de qualidade da educação pública, bem como, em diretrizes pedagógicas vigentes, servindo também para abertura do Ano Letivo de 2019.

Na oportunidade pautou-se um momento formativo com as presenças dos palestrantes,Professores Thiago Calabria e Liliane Alves, que evidenciaram a relevância de práticas inovadoras no contexto da sala de aula, tendo em vista a reconstrução do ofício pedagógico e por conseguinte, a obtenção de resultados proveitosos  do ponto de vista da aprendizagem, obedecendo o que determina a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Em sua fala, o prefeito Antonio Gomes garantiu continuar investindo para o avanço e melhoria do ensino na rede municipal. “Ações como estas refletem o compromisso de nossa Gestão com os nosso servidores da educação, buscando proporcionar as melhores condições de trabalho, tendo em vista entendermos que profissionais valorizados desempenharão suas funções da melhor maneira possível.  Cuidar da educação com carinho e atenção especial é o nosso compromisso, pois um futuro promissor passa por uma educação de qualidade”, disse o gestor.

Presidente da Câmara de Vereadores, Alisson Cunha participou da cerimônia de abertura e falou da importância do evento. “Aprender novos saberes é de grande importância para os nossos docentes, pois esse aprendizado irá traduzir-se em uma educação de qualidade para os nossos alunos, sem esquecer da valorização da classe. A nossa Casa Legislativa estará sempre à disposição para receber e aprovar às demandas advindas do Poder Executivo, em vista beneficiar os nossos professores”, comentou o presidente.

Ao agradecer ao prefeito por atender as demandas da pasta e aos professores e diretores pela participação na Jornada Pedagógica, a Secretária de Educação, Rosemagna Cunha, destacou alguns avanços conquistados, como ampliação das matrículas nas creches municipais, oferta de berçários, elevação do IDEB no município, merenda escolar de qualidade, distribuição de fardamento escolar, manutenção de projetos que subsidiem a ação docente em sala de aula e a tramitação do Projeto de Lei que visa a atualização do PCCR da Educação, com a proposta da elevação da carga horária para 30 horas semanais, valorizando os salários, que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

“Avaliamos que é possível constatarmos facilmente os avanços alcançados por nossa gestão, mas também temos consciência que há muito que fazer nessa busca constante pelo desenvolvimento de uma educação de qualidade. Hoje temos essa oportunidade de pactuar metas de modo coletivo, sob a forma de melhorar continuamente as políticas públicas”, ponderou a secretária.

Presente ao evento, a professora Marilene Morais parabenizou toda equipe organizadora do evento e mostrou-se satisfeita com o resultado obtido. “Essa jornada nos envolve e motiva cada vez mais o nosso trabalho, para fazer algo diferente e seguir no processo de mudança e construção para um ensino e aprendizagem melhor”, ressaltou.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

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