
A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, em parceria com o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), abriu inscrições para o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, voltado para técnicas e manejo da aquicultura.
A aquicultura envolve a criação de organismos aquáticos em cativeiro, peixe, camarão e outros, seja em água doce ou salgada, com o objetivo de obter produtos para consumo humano e outras finalidades. Essa atividade pode ser realizada em diversos tipos de ambientes, como tanques, viveiros, gaiolas e sistemas de recirculação.
O período de inscrição é de 11 a 22 de agosto, das 8h às 11h, na sede da Secretaria, localizada no anexo do prédio da Prefeitura de Guarabira, e as aulas acontecerão no período noturno, de setembro a dezembro de 2025, no Instituto.
Para se inscrever, o interessado terá que ser maior de 16 anos e ensino fundamental completo, do primeiro ao quinto ano.
A lista de documentos exigidos para a inscrição:
– RG;
– CPF;
– Comprovante de Residência;
– Comprovante de Escolaridade;
– Registro de Nascimento/Casamento;
– Comprovante Bancário;
– Comprovante de Quitação Eleitoral.
De acordo com o secretário da Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, o IFPB irá garantir uma bolsa no valor de aproximadamente R$ 190,00, a depender da frequência do aluno. Após a conclusão do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão, atestado pelo IFPB.




