Secretário de Esportes denuncia péssimas condições dos estádios e ginásio “Zenobão”

Entrada principal do Sílvio Porto

As três principais praças esportivas de Guarabira: o estádio Sílvio Porto, “O Cordeirão” e o ginásio de esportes “O Zenobão, estão praticamente em ruínas.  A constatação foi feita pelo novo Secretário de Esporte, Lazer e da Juventude de Guarabira, Humberto Santos.  Segundo ele,  a gestão de Fátima Paulino e Josa da Padaria abandonou todos os equipamentos esportivos da cidade.

ABANDONO DO ESTÁDIO SÍLVIO PORTO

“O Sílvio Porto, nosso principal estádio de futebol, virou campo de peladas e o gramado está totalmente destruído”.  Denunciou o novo Secretário de Esporte. Segundo ele, Foram roubados do estádio, a vários meses, o conjunto  motobomba que fazia a irrigação do gramado; dezesseis reatores de iluminação também foram levados, deixando duas das torres de iluminação sem funcionamento; Nos vestiários dos atletas se verificou a existência de enormes formigueiros; banheiros danificados e a inexistência de qualquer funcionário do quadro efetivo da prefeitura.

Humberto Santos disse ainda que, recebeu as chaves do Sílvio Porto das mãos de um vizinho do estádio e que a bastante tempo era ele quem abria e fechava a praça esportiva. Segundo o próprio seu Duda, vizinho do estádio, por não ter vínculo algum com a prefeitura, ele alugava o campo para peladeiros e o dinheiro recebido era o seu pagamento por estar cuidando do principal estádio da cidade. As muitas peladas acontecidas, todos os dias, também contribuíram para a destruição do gramado. Disse o novo Secretário.

“O CORDEIRÃO” TAMBÉM FOI ABANDONADO

Outro importante equipamento esportivo de Guarabira, o estádio “Cordeirão”, recebeu o mesmo tratamento de outras praças esportivas da cidade: o abandono.  A exemplo do que aconteceu  no Estádio Sílvio Porto, o conjunto  motobomba do ”Cordeirão” também foi levado por ladrões. Também não foram encontrados os canos de irrigação.  Há anos o gramado do estádio não é irrigado por conta da falta do equipamento. Com isto o gramado simplesmente desapareceu.  O estádio não tem vigilante e a ex prefeita designou apenas uma única funcionária (de nome Vanuza) para cuidar de tudo.

Com ausência de servidores da prefeitura os vândalos destruíram banheiros, portas e outros equipamentos. Sem vigilantes é comum ver pessoas pulando os muros do estádio ao qualquer hora do dia ou da noite.

GINÁSIO “O ZENOBÃO”

O maior ginásio municipal de Guarabira é outro exemplo de como foi tratado o esporte da cidade nos últimos anos; lá se verificou mais destruição.

Quem chega ao “ Zenobão” logo percebe que a fachada principal há anos não recebeu um limpeza.  Nas laterais do ginásio a ex prefeita cedeu parte do estacionamento para a construção de barracas. Na parte interna do ginásio o piso está necessitado de substituição; banheiros e bebedouros destruídos.

SECRETÁRIO PREPARA RELATÓRIO

O novo Secretário de Esporte de Guarabira, Humberto Santos, disse que está concluindo um levantamento total de todos os problemas encontrados em sua pasta e que levará, muito em breve, a conhecimento do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, a real situação de todos os equipamentos esportivos da cidade e a necessidade de buscar meios para recuperá-los.

Assessoria