Sociedade guarabirense prestigia sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A sessão além de diversas homenagens prestadas a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação na sociedade Guarabira contou com palestras

março 12, 2019
52 Visualizações

A Câmara Municipal de Guarabira realizou nesta terça-feira (12) prestigiada sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último dia 8 de março. A propositura da sessão foi de iniciativa da vereadora Neide de Teotônio (PPS).

A sessão além de diversas homenagens prestadas a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação na sociedade Guarabira contou com palestras sobre a luta da mulher por igualdade de oportunidades, violência doméstica e o combate ao feminicídio.

A capitã da Polícia Militar da Paraíba, com atuação no 4º BPM, Nadja Karla Araújo dos Reis Lira, que além da formação militar é formada em Direito, discorreu sobre o trabalho da mulher numa instituição que tem sua absoluta maioria de homens, apresentou os números da violência contra a mulher na região e refletiu sobre o papel da mulher na sociedade moderna.

Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual da Paraíba, há 12 anos, ex-delegada de Polícia Civil, Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra, que atua no MP em Guarabira tratou da aplicação da Lei Maria da Penha e seu caráter pedagógico no combate à violência. Para a promotora, o papel de submissão da mulher na relação conjugal que ainda predomina precisa ser encarado pela sociedade como prática abominável para dar lugar à igualdade de gênero.

O plenário da Casa Osório de Aquino ficou completamente tomado por convidados. Cada vereador homenageou uma mulher de reconhecido trabalho na cidade e cada esposa de vereador presente também recebeu uma homenagem.

As homenageadas dos vereadores foram as seguintes:

Silvana Rodrigues Nunes (Marcelo Bandeira)

Susyane de Lima Figueiredo (Júnior Ferreira)

Maria do Livramento Cantalice de Lucena (Tiago do Mutirão)

Léa Toscano (Elias Asfora Filho)

Simone Alves dos Santos Camilo (Jáder Filho)

Josefa Félix da Silva (Leonardo Macena)

Maria do Socorro Marques de Oliveira (Neide de Teotônio)

Maria das Graças do Nascimento Pacheco (Michele Paulino)

Maria da Salete Cavalcante Guilherme (Marcos de Enoque)

Kaline Lígia Berto da Silva (Michel Xavier)

Lúcia Costa Félix (Renato Meireles)

Maria do Livramento da Silva Pontes (Renato Toscano)

Danielle Simões Campos Melo (Saulo de Biu)

Vera Lúcia Dias Pacheco (Wilson Filho)

Michele Paulino Aguiar (Zé Ismai)

Autora da propositura, a vereadora Neide de Teotônio considerou que a sessão foi um sucesso e destacou a parceria existente entre os vereadores.

“Graças a Deus nos meus dois anos (como presidente) foi um sucesso, e agora com o nosso presidente Marcelo Bandeira também. Mesmo sendo minha a propositura, mas ele toda a estrutura. Isso mostra que em conjunto, em parceria a gente realiza muita coisa”, disse a parlamentar.

Presidente da Câmara, Marcelo Bandeira (PSB) disse que a sessão foi altamente positiva e que foram debatidos temas relevantes e a Câmara teve a oportunidade de homenagear mulheres de expressão da sociedade guarabirense.

“Considero que a sessão foi altamente positiva, casa cheia, mulheres de expressão, a gente pode homenagear não só as esposas dos vereadores, mas cada vereador pode homenagear uma figura ilustre da nossa cidade. O dia da mulher se festeja todo dia, mas simbolicamente a Casa Osório de Aquino deu sua contribuição e foram debatidos temas importantes como políticas públicas para as mulheres e estamos muito satisfeitos”, comentou o Bandeira.

A sessão contou com a presença da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que fez uso da palavra, disse que seu mandato defendido a luta por igualdade de oportunidades, lembrou que a mulher precisa ocupar mais espaços de poder, lembrou que a bancada na Assembleia Legislativa ainda está em número pequeno, mas de representações importantes.

A deputada Cida Ramos (PSB), convidada para proferir palestra, justificou ausência por questões de saúde de sua mãe, mas enviou representante, sua chefe de gabinete, a senhora Patrícia Larisse, que trouxe mensagem em nome da parlamentar socialista.

 

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Guarabirense Rayanne Karla foi madrinha do casamento de Carlinhos Maia
Notícias
0 shares45 views
Notícias
0 shares45 views

Guarabirense Rayanne Karla foi madrinha do casamento de Carlinhos Maia

Jota Alves - maio 23, 2019

O casamento do humorista e influenciador digital Carlinhos Maia com Lucas Guimarães contou com uma plateia de quase três milhões de pessoas

PM registra prisão por tráfico de droga em Guarabira e furto de moto em Cuitegi
Policial
0 shares37 views
Policial
0 shares37 views

PM registra prisão por tráfico de droga em Guarabira e furto de moto em Cuitegi

Jota Alves - maio 23, 2019

A guarnição da Rotam iniciou uma perseguição aos suspeitos, vindo a lograr êxito na interceptação e prisão dos mesmos já na localidade conhecida por “Grotas”

Natura anuncia compra da Avon e forma negócio de US$ 11 bilhões
Notícias
0 shares24 views
Notícias
0 shares24 views

Natura anuncia compra da Avon e forma negócio de US$ 11 bilhões

Jota Alves - maio 22, 2019

No comunicado enviado ao mercado, a Natura aponta que o negócio cria um grupo com mais de 6,3 milhões de representantes e consultoras, com 3,2 mil lojas.