STF aceita denúncia contra Aguinaldo Ribeiro e outros três parlamentares do PP

Essa foi a primeira denúncia no STF que apontou integrantes de um partido político como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras

junho 11, 2019
20 Visualizações

Por maioria, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta terça-feira (11/6) receber a denúncia contra três deputados e um senador do Progressistas (PP) envolvidos na operação “lava jato”. Aguinaldo Ribeiro (PP), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Arthur Lira (PP-AL), além do senador Ciro Nogueira (PP-PI) foram acusados de desviar dinheiro da Petrobras no caso que ficou conhecido como quadrilhão do PP.

Essa foi a primeira denúncia no STF que apontou integrantes de um partido político como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras. Segundo a acusação do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o grupo teria desviado R$ 390 milhões.

Prevaleceu entendimento do relator, ministro Edson Fachin. Para ele, a denúncia deve ser recebida porque preenche os requisitos previstos em lei para que o caso possa prosseguir como uma ação penal.

“A denúncia não se baseia somente em delações, mas que há documentos que corroboram os constantes contatos entre os acusados, entre eles, registros de entrada na Petrobras e no escritório do doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da operação “lava jato””, disse.

Segundo o ministro, os elementos de informação colhidos no decorrer das investigações dão suporte necessário e suficiente à tese da PGR, de modo a autorizar o recebimento da denúncia e a consequente deflagração da ação penal.

O entendimento foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Divergência

Vencidos, os ministros Gilmar Mendes Ricardo Lewandowski entenderam que não há indícios mínimos para justificar a abertura da ação penal.

Fonte: Cojur

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Bandidos tomam carro por assalto neste sábado, em Guarabira
Policial
0 shares72 views
Policial
0 shares72 views

Bandidos tomam carro por assalto neste sábado, em Guarabira

Jota Alves - jun 15, 2019

O marginal estava em outro carro no banco do carona, se aproximou, desceu do veículo de arma em punho, rendeu o dono do veículo Celta

Policiais militares e civis prendem mototaxista com droga em Alagoa Grande
Policial
0 shares37 views
Policial
0 shares37 views

Policiais militares e civis prendem mototaxista com droga em Alagoa Grande

Jota Alves - jun 15, 2019

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e com o mototaxista foi encontrada uma quantidade de uma substância semelhante a crack

Breve idade
Alexandre Henriques
0 shares29 views
Alexandre Henriques
0 shares29 views

Breve idade

Jota Alves - jun 15, 2019

O homem do Curimataú, mesmo quando constrói o seu texto a partir de outros lugares ou mundos, revela sutilmente as tais idiossincrasias, mostrando não mais que a mobilidade do seu enraizamento telúrico.