Uma série de encontros inéditos, realizados de forma online, com um especialista em automóveis voltados a discutir a produtividade para oficinas mecânicas. O projeto, que deve ser em breve implantado em outros estados do país, está sendo trabalhado de forma pioneira no município de Guarabira, pelo Sebrae Paraíba. Ao todo, estão participando da consultoria 17 empresários de cinco municípios do Brejo paraibano.
Para a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, a consultoria vai proporcionar aos empresários do setor automotivo uma gestão estratégica diferenciada e, consequentemente, uma dinamização na economia da região. “O foco principal é munir os mecânicos de informações e ferramentas que, após implementadas, eles possam prestar serviços de valor agregado a sua carteira de clientes já existente”, destacou.
Já para o consultor responsável pelos encontros, Alexandre Costa, o principal ponto a ser entendido pelos empreendedores é que, com as mudanças causadas pela pandemia do coronavírus no mercado, é necessário que se pense em novas alternativas para as empresas, para que elas possam interagir com o cliente e fazer parte desse novo universo que está se formando.
Entre as principais dicas relatadas pelo consultor durante o segundo encontro do projeto, está a utilização dos recursos tecnológicos para aproximar a empresa do cliente. “No momento de realizar os procedimentos, por exemplo, o mecânico pode tirar fotos ou gravar vídeos daquele momento explicando ao cliente o que está fazendo, assim se gera uma confiança a mais no trabalho que está sendo realizado”, disse.
Outro ponto importante levantado pelo consultor é a possibilidade do empreendedor oferecer alguns ‘serviços a mais’ ao cliente, sem cobrar mais a ele por isso. “Não esperem o cliente levar o carro até vocês. Vá até ele e, uma vez feito o serviço, faça a limpeza interna do veículo para assim deixar o cliente extremamente satisfeito. São ações que não exigem nenhum gasto extremo e, quanto mais você se coloca preocupado com a saúde e a satisfação do cliente, mais ele vai se sentir prestigiado pelo negócio”, relatou.
Fonte: Ascom/Sebrae