
A volta às aulas em Guarabira e na região está sendo aguardada com ansiedade por estudantes, pais de alunos, professores e dirigentes escolares. Os gestores estão se cercando de todos os cuidados necessários e devem seguir todas as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
Quase um ano depois de encerrar as atividades presenciais, o retorno às aulas em sala físicas é praticamente inevitável. Os prejuízos para a educação são incauláveis e para a cadeia produtiva foi um ano praticamente perdido.
Uma das atividades mais atingidas com a pandemia e por consequência a paralização da atividade escolar presencial foi o segmento de papelaria. Sem aulas não teve material escolar e nem reposição de material no decorrer do ano letivo. O resultado disso foi prejuízo financeiro e demissão no setor.
Para atrair clientes, papalarias de Guarabira estão realizando promoções, facilitando pagamentos e com isso esperam aquecer as vendas no melhor período do ano, a volta às aulas.
Proprietária de uma das maiores papalarias da região, a Papelart, a empresária Edna Nunes lembrou da dificuldade que foi ano passado e disse estar esperançosa de que as vendas melhorem em 2021.
“Todos nós tivemos que nos reinventar, fazer diferente e a Papelart, como todas as lojas do segmento, passou por dificuldades para manter os empregos, tivemos a compreensão dos funcionárias e estamos aqui contando a história com essa pandemia. As aulas presenciais vão voltar aos poucos e temos esperança que esse ano seja bem diferente e com as vendas aquecidas”, falou a empresária.
Rede Privada
Em reunião com prefeito e Secretaria de Educação de Guarabira, donos de escolas privadas decidiram retomar as aulas no formado híbrido e outras voltarão com número reduzido nas salas.
Rede Municipal
O prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo (PDSB), já decidiu que serão retomadas as aulas presenciais, mas ainda não foi detalhado como será a sistemática. O município tem o maior número de estudantes matriculados com mais de 8 mil estudantes .
Rede Estadual
A Secretaria de Educação da Paraíba ainda não definiu se retornará às atividades presenciais.
O governador João Azevêdo anunciou nesta segunda-feira (11), o lançamento da pré-matrícula digital para os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Ao todo, serão 250 mil vagas oferecidas em 668 escolas espalhadas pelas 14 Gerências Regionais de Ensino da Paraíba. A pré-matrícula será efetivada por meio do site pbeduca.see.pb.gov.br e ficará disponível para os alunos veteranos entre os dias 11/01 e 15/01. Já para os estudantes novatos, o período será de 25/01 a 29/01.
Ensino Superior e Técnico
A Universidade Estadual da Paraíba, o IFPB e universidades privadas existentes na cidade vão manter o ensino à distância por causa do risco de contágio com o novo coronavírus.