Morre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

A ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos. Ela foi vítima de um acidente vascular cerebral, segundo informou seu porta-voz lorde Tim Bell.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um derrame cerebral esta manhã”, afirmou o porta-voz em comunicado.
Thatcher, do Partido Conservador e conhecida como a “Dama de Ferro”, foi a primeira e única mulher a chegar ao posto de primeira-ministra do Reino Unido. Ela governou o país durante três mandatos entre 1979 e 1990, o maior período contínuo no governo para um premiê britânico desde o início do século XIX. Thatcher era a chefe do governo britânico durante a Guerra das Malvinas, com a Argentina, de 1982.

Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica. Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a Dama de Ferro apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.

Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.

Com informações das agências de notícias internacionais.