Aberta a temporada de caça aos eleitores

Por Jota Alves

Faltando 7 meses para o dia da eleição (4 de outubro), os que pretendem disputar a eleição majoritária em Guarabira já estão aos poucos com o ‘bloco na rua’. Até agora se contabiliza 4 pretensos candidatos, o que se convencionou chamar de pré-candidatos a prefeitos a prefeitos. Até agora, são eles: Marcus Diogo (PSDB), Raniery Paulino (MDB), Teotônio Assunção (PDT) e Célio Alves (ainda no PSB).

As convenções partidárias que devem definir os nomes para a disputa só ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida em 26 de agosto e termina em 29 de setembro. Mas o peixe já está sendo vendido aos quatro ventos. Cada pré-candidato já encontrou uma maneira de se comunicar com a população, mostrar a cara, mesmo que subliminarmente, já estão pondo as unhas de fora.

Nos bastidores, a disputa é por apoios políticos de vereadores, suplentes, lideranças de bairros e famílias grandes. A temporada de caça aos eleitores já está aberta e os compromissos políticos estão sendo fechados à calada da noite e à luz do Sol.

 

Marcos

Prefeito em exercício de Guarabira, Marcus Diogo ocupa semanalmente espaço de uma hora em programa de rádio na Constelação FM. No radiofônico o gestor divulga as ações administrativas e alfineta seus opositores. Com a máquina na mão, leva vantagem sobre os demais, pois os programas desenvolvidos pelo municípios acabam o favorecendo. O mesmo espaço era ocupado pelo prefeito Zenóbio Toscano, que está afastado para tratamento de saúde, se cuidando das sequelas de um AVC, acometido no final de maio do ano passado.

Teotônio

Pré-candidato pelo PDT da vice-governadora lígia Feliciano, o advogado e professor  Teotônio Assunção, que já presidiu com êxito a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarabira, está focado em divulgar o que pensa com os eleitores, disseminar os seus propósitos. Para tanto, o postulante escolheu utilizar as redes sociais com a divulgação de vídeos, suas ideias sobre as diversas áreas administrativas e um dia por semana faz uma LIVE em conversa com os internautas, abrindo para perguntas, trocando ideias a respeito do cotidiano da cidade.

Célio

Secretário do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves também se valeu do rádio para vender o seu peixe. Semanalmente, na Rádio Cultura FM de Guarabira, o secretário, que também é radialista, apresenta um programa de onde discute os problemas da cidade, critica a gestão municipal, elogia as ações do Estado, expõe suas opiniões sobre as questões administrativas e entrevista lideranças políticas que fazem oposição ao Governo Municipal, especialmente os ligados ao PSB.

Raniery

Deputado estadual pelo quarto mandato consecutivo, Raniery Paulino se apresenta como o nome do MDB para disputar a prefeitura de Guarabira. Demorou, mas neste quinta-feira (5), estreou um programa de rádio na Guarabira FM, emissora da qual é sócio. O parlamentar, que é líder da Oposição na Assembleia Legislativa, abriu os trabalhos no radiofônico desferindo as baterias contra a gestão municipal. Vai tentar desgastar o poder para tentar manter parte o eleitorado do chamado ‘vermelhão’ que ainda resiste.

 

Jota Alves é radialista com passagens pelas rádios Constelação FM e Rural AM de Guarabira, Tabajara de João Pessoa e jornais Folha do Brejo e Jornal da Paraíba. Atualmente é editor e articulista político do Portal 25 Horas.
E-mail: jota25horas@gmail.com