O Brasil foi o país com maior avanço no desempenho de alunos de 15 anos em matemática entre 2003 e 2012, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) divulgados nesta terça-feira (8).
A comparação foi destacada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e inclui os 60 países que participaram da prova tanto em 2003 quanto em 2012. Nesse período, a média de desempenho dos estudantes brasileiros saltou de 356 para 391, um aumento de 35 pontos. No ranking de matemática, porém, o país ocupa a 58ª posição entre os 65 países participantes da última edição, duas posições a menos que em 2009, e mais de 100 pontos abaixo da média dos países da OCDE, que foi de 494 pontos.
Em matemática, o Brasil ficou atrás de países latino-americanos como Chile, México, Uruguai e Costa Rica e à frente de Argentina, Colômbia e Peru. Os outros países piores que o Brasil são Tunísia, Jordânia, Qatar e Indonésia.
Os melhores desempenhos do Pisa em matemática foram da China, Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Macau e Japão. A China também teve os melhores índices em leitura e ciências.
O Pisa é uma avaliação aplicada a cada três anos com estudantes de 15 anos – e, portanto, perto de concluírem o ciclo básico e obrigatório de ensino – para analisar até que ponto os alunos aprenderam conceitos e habilidades consideradas “essenciais para a completa participação em sociedades modernas”, segundo a OCDE.
As provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes duram até duas horas e as questões podem ser de múltipla escolha ou dissertativas. Em alguns países, incluindo o Brasil, uma amostra dos alunos também fizeram provas feitas em computadores. O exame foi aplicado a uma amostra de estudantes com idade de 15 anos que estejam matriculados na rede pública ou privada de ensino a partir do 7º ano do ensino fundamental. Além de responderem às questões, os jovens também preencheram um questionário com detalhes sobre suas vidas na escola, em família e suas experiências de aprendizagem.
Em 2012, o Pisa foi aplicado a 510 mil alunos em 60 países que, segundo a OCDE, representam estatisticamente cerca de 28 milhões de estudantes de 15 anos. No Brasil, 19.877 estudantes de 837 escolas brasileiros completaram o exame, de acordo com o estudo.
As questões avaliam três áreas do conhecimento: matemática, leitura e ciências. Neste ano, o foco da avaliação foi matemática. A média aritmética do desempenho das três áreas em 2012 foi de 402, um ponto acima da média alcançada em 2009.
No relatório elaborado especificamente com os resultados brasileiros, a organização destacou a evolução do país entre 2003 e 2012 em matemática, entre 2000 e 2012 em leitura e entre 2006 e 2012 em ciências.
Fonte: G1