Carimbadas da política de Guarabira

Por Jota Alves

 

Muito estranho

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, impôs mudança na direção geral do Hospital Regional de Guarabira. O desconhecido Liheldson Barbosa, de Campina Grande, chegou com carta branca para pôs os pingos nos ís. O segmento político palaciano paroquial não resmungou. Não há registro na história recente de intervenção assemelhada.

 

Nego

Ex-diretor do Hospital Regional de Guarabira, Gilson Cândido, que aniversariou essa semana, foi nomeado para assumir a direção da UPA. Chateado com a forma como foi arrancado do HR, o filho de Seu Cândido se negou a assumir o cargo. “Comunico que resolvi não aceitar a nova nomeação como Diretor da Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira, casa que já dirigi de 2015 a 2018”, postou numa rede social.

 

Choro de Neide

Na Câmara, nesta quinta-feira (6), a ex-presidente da Casa Osório de Aquino, Neide de Teotônio (Cidadania), levou um discurso escrito e relatou o histórico de lealdade ao grupo Toscano de sua família. “Teotônio e eu votamos 15 vezes na família Toscano e agora a gente não vale nada na boca dos aliados”, disse com lágrimas nos olhos.

 

Reforço

Ex-aliado do grupo Paulino, o vereador Michel do Empenho (PRB) anunciou que tão logo se abra a “janela partidária” irá se filiar ao PDT, partido da vice-governadora Lígia Feliciano, que recentemente recebeu a filiação do advogado Teotônio Assunção. Michel também reforçou que irá acompanhar a pré-candidatura de Teotônio a prefeito de Guarabira.

 

Na foto

Durante abertura dos trabalhos legislativos de 2020, o prefeito em exercício de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), ao ser encerrada a sessão tratou de juntar os vereadores da bancada governista e sorriu para o click. Diogo quis mostrar unidade da bancada em ano eleitoral. Ele vai tentar suceder o prefeito (licenciado) Zenóbio Toscano (PSDB).

 

Como assim?

Falar no prefeito interino, na sua base tem vereador que pode desfalcar o plantel. Perguntado pelo radialista Rodrigo Sousa (cultura FM) se o parlamentar estava firme com a eleição de Marcus Diogo, o vereador Marcos de Enoque surpreendeu: “Estou firme e forte na minha reeleição para vereador, Marcus Diogo fale por Marcus Diogo”.

 

Clicks de Paulino

A Festa da Luz passou, mas ainda há ruídos dos resquícios que respingam na disputa política. O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) circulou pelos ambientes da festa acompanhado de assessores e fez fotos até com o prefeito Zenóbio Toscano, a ex-prefeita Léa Toscano e a deputada Camila Toscano. Com o prefeito interino (Marcus Diogo), Paulino foi fotografado em conversa de pé-de-ouvido.

 

Clicks de Teotônio

Também na Festa da Luz, o pré-candidato Teotônio Assunção (PDT) circulou no meio do povo e pelos camarotes, soltinho. Sempre em companhia de assessores e da esposa e vereadora Neide, Assunção fez pose para fotografias. Na segunda noite de festa, Teotônio circulou com a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT).

 

Jota Alves é radialista com passagens pelas rádios Constelação FM e Rural AM de Guarabira, Tabajara de João Pessoa e jornais Folha do Brejo e Jornal da Paraíba. Atualmente é editor e articulista político do Portal 25 Horas.
E-mail: jota25horas@gmail.com