Cooperativa de Flores da cidade de Pilões recupera produção com crédito do Empreender PB

outubro 29, 2012
302 Visualizações
1 Comments

Projeto é reconhecido no país

A Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), em Pilões, está recuperando nove estufas destruídas no período das chuvas, nos primeiros meses deste ano. A obra é financiada com recursos do Empreender Paraíba no valor de R$ 66.326,53 e a previsão para conclusão de todos os trabalhos de recuperação, reinstalação e plantio é para o fim de dezembro.

“As estufas estão quase prontas, estamos repondo as que foram destruídas pelas chuvas deste ano. Retiramos as de madeira e, no lugar, estamos montando as de estrutura metálica que são mais resistentes. As de madeira deram cupim”, explicou a cooperada Perpétua de Souza Melo. Ela e Elaine Lourenço dos Santos, filha da presidente da Cofep, trabalham no escritório, situado na cidade de Guarabira.

Perpétua explica que o material comprado para as estufas vem de Fortaleza (CE) e a empresa que fornece envia um profissional especializado que executa e orienta os cooperados nos trabalhos de montagem. “O próximo passo será a reinstalação dos canos de irrigação, implantação de todo o sistema hidráulico e elétrico”, disse Perpétua.

Segundo ela, a fornecedora das mudas de flores, empresa Brasil Flor, do Estado de São Paulo, já recebeu o pedido das rosas, crisântemos, gérberas, e as folhagens, hastes e tango, prevista para chegar final de dezembro, período em que obra deve estar concluída.

A Cofep foi fundada, em 1999, pelas mulheres moradoras da zona rural do município de Pilões, e beneficia cerca de 100 pessoas direta e indiretamente. Atualmente, possui 60 estufas e conta com uma produção mensal de 2,5 mil pacotes de flores comercializados nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Empreender PB reconheceu essas necessidades e aprovou o projeto para realizar reposição de nove estufas metálicas e custeio de novas mudas de flores para serem cultivadas. “Não é fácil manter um projeto por 13 anos. É preciso renovar as estufas, as mudas, e o Empreender Paraíba chegou na hora certa”, ponderou a fundadora da Cofep, Karla Paiva.

O escritório está situado na cidade de Guarabira e é responsável por todas as questões burocráticas, desde o recebimento dos pedidos dos clientes, controle das entregas, compras, emissão de notas fiscais e assim por diante.

Secom/PB

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Entre Guarabira e Araçagi, viatura da Polícia Militar capota
Policial
0 shares60 views
Policial
0 shares60 views

Entre Guarabira e Araçagi, viatura da Polícia Militar capota

Jota Alves - jun 26, 2017

O condutor da viatura, o soldado Cássios, disse que estava com destino à cidade de Araçagi (PB) para dar apoio ao tenente Galdino, quando teve que realizar uma manobra arriscada

Guarabira: mulheres tentam entrar com maconha nas partes íntimas e presas em flagrante
Policial
0 shares29 views
Policial
0 shares29 views

Guarabira: mulheres tentam entrar com maconha nas partes íntimas e presas em flagrante

Jota Alves - jun 26, 2017

Como a outra mulher se recusou a ser revistada, foi conduzida ao Hospital Regional da cidade para que fosse verificado se portava ou não a droga

Datafolha: Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%
Política
0 shares27 views
Política
0 shares27 views

Datafolha: Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%

Jota Alves - jun 26, 2017

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%

One Response

Leave a Comment

Your email address will not be published.