Curtinhas e certeiras

ZT vai a 120

Como é sabido pela maioria, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), de licença médica para tratamento de saúde há quase cem dias, pediu o quarto afastamento e deve fechar o ciclo de 4 meses (120 dias) fora do comando administrativo. Quem está mais próximo de ZT aposta que ele não deve ficar menos de 6 meses de inatividade. Há quem diga que ele não volta a sentar na cadeira de prefeito. A conferir.

Girador abre ou não abre?

Prefeito em exercício, Marcus Diogo (PSDB) mandou os arautos anunciarem que o girador do centro da cidade de Guarabira seria aberto para o tráfego de veículos. Isso foi semana passada e já se passaram dez dias do anúncio. Parece que não foi combinado com Zenóbio que, apesar de estar no banco de reservas, continua apitando.

Paredes pra vice?

A família Paredes fez um mimo ao secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, semana passada, no dia de seu aniversário. Uma festa reservada para comemorar a data.  No transcurso da festa, o secretário, que preside o PSB de Guarabira e tem nome cogitado para disputar a Prefeitura de Guarabira, ouviu de Graça Paredes, esposa do médico Aluísio Paredes, a intenção de colocar a pediatra Flávia Paredes para compor a chapa majoritária como vice.

Josa no páreo

Ex-prefeito de Guarabira, ex-presidente da Câmara, vice-prefeito duas vezes, Josa da Padaria (PSB) já decidiu que disputará uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2020. Amigos próximos, cabos eleitorais e eleitores antigos de Josa estão sendo comunicados dessa decisão e o feedback tem sido animador.

E aí, sumidos?

Derrotado pela quarta vez consecutiva em mandatos que disputou, Roberto Paulino (MDB) está sumido da cena política e dos debates públicos. Não se escuta e se ler nenhuma opinião a favor ou contrária de Paulino sobre nada. Simplesmente o homem “sumiu”. Da mesma forma, a ex-prefeita de Guarabira, Fátima Paulino (MDB). A esposa de RP adota a mesma estratégia de silêncio como resposta.

Modernização predial

Em breve, a Câmara de Guarabira vai passar por ampliação, modernização e harmonização do plenário e áreas que ainda necessitam de intervenção em obras de engenharia e arquitetura. O anúncio foi feito pelo presidente Marcelo Bandeira (PSB). A obra vai custar mais de R$ 370 mil, sem contar os móveis. Enquanto forem tocadas as obras, as sessões vão ocorrer no auditório da Subseção da OAB-Guarabira.

Encontro partidário

O PDT, presidido em Guarabira por Mônica Bandeira, esposa do vereador Marcelo Bandeira, vai realizar encontro municipal no próximo dia 28, na Maison D’Mel. De acordo com a dirigente partidária, será um dia de novas filiações à legenda. Mônica assegurou que a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) estará presente no evento.

Casca grossa

Falar no PDT, o partido promete filiações de casca grossa da política local. Advogado militante e ex-presidente da Subseção da OAB-Guarabira, Teotônio Assunção deverá assinar ficha de filiação à legenda com vistas à disputa majoritária vindoura. Ex-presidente da Câmara, a vereadora Neide de Teotônio estaria também na lista dos novos filiados. Ex-vereadores e lideranças comunitárias também estariam na ponta da agulha.

Boleiro voando

Jogador do Athletico Paranaense, o guarabirense Márcio Azevedo continua fazendo história no futebol e vai disputar a final da Copa do Brasil contra o Internacional de Porto Alegre. No jogo da semifinal, Márcio fez um excelente jogo no triunfo sobre o Grêmio. Azevedo é disparado o melhor jogador de futebol da história de Guarabira, pelos feitos alcançados no Brasil e na Europa.

101 anos dela

O nome dela era Adriana Maria da Conceição. Se viva estivesse entre nós, neste dia 6 de setembro, minha avó materna estaria completando 101 anos de existência. Com ela aprendi muito que me serve para avida toda. Saudades dos cafunés à tardinha, na calçada ventilada de sua casa, na Rua Bela Vista, em Mari. Tenho fé que nos encontraremos noutro plano.

Você sabia?

A frase escrita na bandeira do Brasil ‘Ordem e Progresso’ é baseada na teoria do pai da Sociologia, o francês Auguste Comte, que defendia a ideia de que somente através da ordem era possível buscar o progresso, a chamada teoria positivista. “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.

 

Jota Alves é radialista com passagens pelas rádios Constelação FM e Rural AM de Guarabira, Tabajara de João Pessoa e jornais Folha do Brejo e Jornal da Paraíba. Atualmente é editor e articulista político do Portal 25 Horas.
E-mail: jota25horas@gmail.com