Governo anuncia retomada do Programa do Leite

agosto 8, 2012
144 Visualizações

foto: agricultor

O Programa do Leite na Paraíba será retomado. A garantia foi dada ao governador Ricardo Coutinho nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por ofício enviado pela secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi.

A retomada do programa nos 223 municípios paraibanos ocorrerá a partir de termo de compromisso a ser assinado nesta quarta-feira (8) pelo governador Ricardo Coutinho no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O governador Ricardo Coutinho celebrou a liberação do programa e destacou o empenho para garantir a sua manutenção: “Sei como está a situação dos pequenos e médios produtores do semiárido paraibano. Os problemas verificados no programa não foram provocados por nós, mas fizemos tudo que estava ao nosso alcance, nos reunimos com a ministra Tereza Campelo por diversas vezes, e colocamos a necessidade do ponto de vista da segurança alimentar e da garantia da produção leiteira”.

Apoio – Ricardo ressaltou a ação do governo de apoio aos produtores como o reajuste de 13% no preço do litro do leite adquirido para programa e a distribuição de 19 mil toneladas de ração animal aos pequenos produtores das áreas atingidas pela seca.

“Fomos comunicados oficialmente que as providências que tomamos do plano de reestruturação foram consideradas adequadas e que o programa finalmente poderá ser retomado para os laticínios que apresentarem condições sanitárias e de funcionamento regulares e os produtores que possuírem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

O documento é resultado do plano de reestruturação do programa, que envolve diversas ações no monitoramento permanente e sistemático da qualidade do leite, recadastramento dos agricultores familiares e das famílias beneficiárias, e na fiscalização das quantidades envasadas de leite. O plano foi executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Eemater), a Fundação de Ação Comunitária (FAC) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem por objetivo propiciar o consumo do leite a 120 mil famílias na Paraíba que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional, garantindo a compra de 120.168 litros de leite de aproximadamente 2.200 produtores. O programa investirá R$ 50 milhões até dezembro de 2012.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, informou que o programa vai retornar com nova formatação: “O programa será retomado com mais qualidade. Trata-se de um novo programa do leite para nosso estado”.

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Aposentada permanece com papagaio que criava há 17 anos, decide STJ
Notícias
0 shares127 views
Notícias
0 shares127 views

Aposentada permanece com papagaio que criava há 17 anos, decide STJ

Jota Alves - jun 23, 2017

Na época, Dona Izaura teve uma crise de pressão alta após receber a visita de um fiscal do Ibama em sua residência

Cagepa anuncia colapso no abastecimento de água de 6 cidades do Brejo
Notícias
0 shares328 views
Notícias
0 shares328 views

Cagepa anuncia colapso no abastecimento de água de 6 cidades do Brejo

Jota Alves - jun 23, 2017

De acordo com a Cagepa, a barragem de Jandaia está praticamente seca e por essa razão vai parar de abastecer

Prefeita de Mamanguape anuncia antecipação de pagamento, terço de férias, décimo, visita obras e assina ordem de serviço
Política
0 shares84 views
Política
0 shares84 views

Prefeita de Mamanguape anuncia antecipação de pagamento, terço de férias, décimo, visita obras e assina ordem de serviço

Jota Alves - jun 22, 2017

Eunice aproveitou para convidar a população para participar das festividades juninas realizadas pela Secretária de Turismo

Leave a Comment

Your email address will not be published.