Esse Binário está sendo feito com o intuito de desafogar o trânsito da Avenida Capitão Félix Antônio (Rua do cemitério velho), que hoje é mão e contra mão, nos dias de hoje está horrível o trânsito naquele local, haja vista que hoje alguns moradores daquela localidade fizeram de suas casas pontos comerciais devido o fluxo enorme de veículos naquele local, sendo assim quando carros estacionamento ali, a rua fica estreita e o trânsito fica uma “loucura”.
Ele tem início de frente ao Cemitério Novo, ao lado do galpão aonde Xavier guarda os seus trios elétricos, se estendendo pela Avenida Comendador Renato Ribeiro Coutinho (Trecho da Rua Nova), sendo asfaltado todos os dois lados da avenida no trecho citado acima. A avenida Capitão Félix Antônio será toda recapeada e receberá novas sinalizações.
Quando o Binário estiver pronto, os veículos vindos de Guarabira, Mari e toda essa região deverão entrar à direita em frente ao Cemitério Novo, não passando mais pela avenida Capitão Félix Antônio. A avenida Capitão Félix Antônio, passará a ser sentido mão única, apenas para que for sentido a Mari, Guarabira, Vale do Mamanguape, etc.
Outro ponto importante desse binário, é que passará a ter um movimento de veículos pela Avenida Comendador Renato Ribeiro (trecho da Rua nova) que não existia, aquele setor passará a ter uma visão maior, o desenvolvimento para aquela área será imenso.
Também é muito importante esse trecho da Rua Nova que perdeu sua grande utilidade nos anos 1970 quando foi construída a atual estrada de Mari, porque anteriormente, nos anos 1960, o acesso era em estrada de barro ladeando a linha do trem. Pela direita ia para Mari e voltava pela esquerda, nas vias marginais a ferrovia.
Sem sombra de dúvidas, esse será um dos principais pontos positivos daquela obra, haja vista o fluxo intenso de veículos naquele local.
Falando ainda do trecho da Rua Nova, existem rumores que a Prefeitura pretende estender o calçadão naquela área, seria de extrema importância, haja vista que depois do Binário pronto, ficaria muito feio daquele jeito que está hoje a linha do trem naquela parte citada.
Parece atualmente uma barreira de terra com um matagal e lixo, totalmente abandonado,