Governo investe R$ 3,7 milhões e promove inclusão produtiva em comunidades rurais

setembro 21, 2012
199 Visualizações

Ricardo cumprimenta agricultor

O governo do Estado fez a entrega nesta sexta-feira (21), no Palácio da Redenção, na capital, de 23 tratores, quatro carros modelo Fiesta, cinco motos e equipamentos agrícolas para promover a inclusão produtiva em assentamentos e comunidades rurais paraibanas. Também foram beneficiadas 225 famílias do município de Araçagi, no Brejo paraibano, com o recebimento de seus títulos de posse da terra. Os kits agrícolas foram entregues pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade na Praça João Pessoa, no centro da Capital com a presença de agricultores da várias regiões.

 

Os tratores e equipamento agrícolas são frutos de 23 convênios do projeto ‘Cooperar’ no valor de R$ 3,7 milhões. O projeto Empreender também está entrando com 10% dos financiamentos para garantir a contrapartida das cooperativas e associações. Quase 3 mil agricultores de 20 municípios estão sendo beneficiados pela ação.

 

O governador Ricardo Coutinho destacou que esse é mais um dia importante para o homem do campo e para demonstrar que a agricultura familiar está na pauta política e econômica desse Estado. “Estamos conseguindo implantar uma mecanização de baixo impacto o que está possibilitando melhorar muito a produção não só para o mercado privado como para as compras diretas por meio dos programas como PAA- Programa de Aquisição de Alimentos”, falou.

Solenidade foi no Palácio da Redenção

 

De acordo com Ricardo, a mecanização da agricultura vai gerar o aumento da produção e conseqüentemente dar lucratividade aos agricultores. “Queremos aumentar o nível da qualidade de vida dos homens que trabalham no campo e ajudar neste processo de desenvolvimento do Estado. Onde o homem tinha que utilizar a velha enxada para poder plantar a semente, agora ele vai fazer com o trator, equipamentos mecanizados e pela irrigação que é outra prioridade do governo”, garantiu.

 

Aumento da produção – O agricultor Carlos Antero Videles, do assentamento Nova Vida, em Pitimbu, disse que o assentamento está recebendo um trator 4X4 que vai facilitar o dia a dia de trabalho e aumentar a produção. “ Esse trator vai dar mais agilidade no preparo da terra, no plantio, resultando em mais produtos para abastecer a cidade e também o Estado e prefeituras com a utilização em escolas, hospitais, creches. Agora começamos a ver um governo que olha para o homem do campo. Me entristece ver nossos jovens terem vergonha de dizer que moram na zona rural e é agricultor, quando vem fazer um crediário na cidade. Estamos entrando em um momento bom e espero que o jovem tenha orgulho de dizer que é agricultor”, declarou.

 

Para secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, os equipamentos vão fortalecer os assentamentos e os perímetros irrigados como as Várzeas de Sousa, que terão uma maior produção para abastecer as cidades. “Essa parceria do Cooperar com o Banco Mundial demonstra a retomada da força do campo, já que passou alguns anos sem liberar nenhum apoio financeiro para os agricultores”, afirmou.

 

Muitos foram beneficiados pelo programa

Beneficiados – Dentre os 225 agricultores beneficiados com títulos de terra estão Ivanildo Torquato Pereira, que recebeu das mãos do governador e do presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães, o título de posse da terra. Ele contou que há 13 anos lutava pela posse da sua terra e só agora, com o governador Ricardo Coutinho, realiza o sonho juntamente com outros 122 assentados de Mulunguzinho. “Produzimos milho, feijão, fava em uma terra que agora posso dizer e mostrar que é nossa. Agora é buscar apoio do Cooperar e do Empreender para produzirmos mais e melhor”, falou.

 

Além do governador e do vice-governador, Rômulo Gouveia, participaram da solenidade o monsenhor Luiz Pescarmona, da Pastoral da Terra, o coordenador Nacional do MST, João Pedro Stedile, a secretária federal da Agricultura na Paraíba, Giucélia Figueiredo, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Marenilson Batista, o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães, o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, presidente do Cooperar, Roberto Vital, o secretário executivo do Empreender, Jadson Xavier e o secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo.

 

Secom

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Entre Guarabira e Araçagi, viatura da Polícia Militar capota
Policial
0 shares73 views
Policial
0 shares73 views

Entre Guarabira e Araçagi, viatura da Polícia Militar capota

Jota Alves - jun 26, 2017

O condutor da viatura, o soldado Cássios, disse que estava com destino à cidade de Araçagi (PB) para dar apoio ao tenente Galdino, quando teve que realizar uma manobra arriscada

Guarabira: mulheres tentam entrar com maconha nas partes íntimas e presas em flagrante
Policial
0 shares31 views
Policial
0 shares31 views

Guarabira: mulheres tentam entrar com maconha nas partes íntimas e presas em flagrante

Jota Alves - jun 26, 2017

Como a outra mulher se recusou a ser revistada, foi conduzida ao Hospital Regional da cidade para que fosse verificado se portava ou não a droga

Datafolha: Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%
Política
0 shares29 views
Política
0 shares29 views

Datafolha: Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%

Jota Alves - jun 26, 2017

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%

Leave a Comment

Your email address will not be published.