Pena: motorista do caso Shaolin é condenado e vai prestar serviço à comunidade por 2 anos

novembro 14, 2012
261 Visualizações

Paraibano continua em coma

O caminhoneiro Jobson Clemente, de 23 anos, acusado pelo Ministério Público de ter causado o acidente com o humorista Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, o Shaolin, foi condenado pela 4ª Vara Criminal da cidade de Campina Grande na tarde desta terça-feira (13). A pena foi de dois anos de detenção em regime aberto, que foram convertidos em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos a entidades a serem determinadas pela justiça. Além disso, Jobson teve a habilitação suspensa por um ano. Cabe recurso.

O juiz Vandemberg de Freitas titular da 4ª Vara Criminal de Campina Grande considerou o caminhoneiro culpado e o condenou à pena alternativa de prestação de serviços e pagamento de multa. Ele considerou a conduta não intencional e o fato de ser réu primário diminuíram a gravidade do delito cometido pelo motorista.

Ainda segundo o juiz, não houve qualquer culpa de Shaolin no acidente, constando nos autos o laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), confirmando que Jobson Clemente invadiu a contramão no momento do acidente, que aconteceu em 18 de janeiro de 2011.

“Não há dúvida quanto a autoria e materialidade delitiva no crime de lesão corporal na direção de veículo automotor. Foi imprudente, portanto. A primariedade do réu é inconteste, tem boa conduta social, não há motivo de particular relevância que justifique o delito e não se apresenta com personalidade voltada à prática delitiva. A consequência foi gravíssima, vez que a vítima se encontra em estado vegetativo, em decorrência das lesões sofridas. A conduta da vítima não contribuiu para a cena delitiva”, concluiu o magistrado.

O advogado do humorista, Rodrigo Celino, considerou o resultado da sentença satisfatório. “Nós tínhamos consciência desde o início de que seria assim. A sentença foi aplicada de forma correta, de acordo com o que já está definido no Código Penal”, afirmou.

Celino disse ainda que a decisão de recorrer da sentença ficará sob a responsabilidade da família do humorista. “Ficamos bastante satisfeitos pelo fato de o juiz ter acatado o que diziam os autos. Que Jobson Clemente invadiu a faixa contrária e provocou o acidente. Agora vou conversar com a família para saber o que ela pretende fazer, se vai recorrer ou não”.

O próximo passo, segundo a técnica judiciária Ivanuska Salgado, será a publicação da sentença e intimação das partes. Como mora em Sapé, o acusado será intimado por carta precatória.

Relembre o caso

O acidente envolvendo o caminhoneiro Jobson Clemente Benício, de 23 anos, e o humorista Shaolin, de 39 anos, aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande.

No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa sob cuidados da família.

Em setembro, Shaolin foi submetido a testes com um equipamento importado que identifica respostas através dos olhos. A máquina, de tecnologia sueca, consegue obter respostas através dos movimentos dos olhos do paciente quando ele é submetido com pequenos estímulos. Com isso ele voltou a se comunicar com a família.

Do G1

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Entre Guarabira e Araçagi, viatura da Polícia Militar capota
Policial
0 shares53 views
Policial
0 shares53 views

Entre Guarabira e Araçagi, viatura da Polícia Militar capota

Jota Alves - jun 26, 2017

O condutor da viatura, o soldado Cássios, disse que estava com destino à cidade de Araçagi (PB) para dar apoio ao tenente Galdino, quando teve que realizar uma manobra arriscada

Guarabira: mulheres tentam entrar com maconha nas partes íntimas e presas em flagrante
Policial
0 shares29 views
Policial
0 shares29 views

Guarabira: mulheres tentam entrar com maconha nas partes íntimas e presas em flagrante

Jota Alves - jun 26, 2017

Como a outra mulher se recusou a ser revistada, foi conduzida ao Hospital Regional da cidade para que fosse verificado se portava ou não a droga

Datafolha: Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%
Política
0 shares26 views
Política
0 shares26 views

Datafolha: Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%

Jota Alves - jun 26, 2017

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%

Leave a Comment

Your email address will not be published.