Novembro Azul: Prefeitura de Mari realiza ações para chamar a atenção da importância da prevenção

Comprometida em massificar as informações sobre a importância dos cuidados com a saúde, a Prefeitura de Mari, através da Secretaria de Saúde, desenvolveu programação especial para chamar a atenção da campanha Novembro Azul.

Para tanto, está realizando no próximo dia 15 de novembro atividades esportivas como Vôlei de Areia Novembro Azul, Corrida Novembro Azul e Torneio de Dominó de Duplas Novembro Azul. A concentração ocorrerá na Praça da Academia ao Ar Livre, no período da tarde, a partir das 15h.

Os interessados deverão se inscrever até o próximo dia 12, na Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros 100 homens inscritos receberão kits personalizados com blusa e boné. Haverá premiação exclusiva para competidores locais que participarem das modalidades.

Além das atividades físicas e esportivas a programação ainda terá serviços de barbearia, exames de glicemia, psa e aferição da pressão arterial.

Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

 

O que é a próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

 

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

 

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.