Paraíba é o estado do Nordeste com melhor posição em ‘Ranking de Competitividade’

A Paraíba é o estado mais bem posicionado do Nordeste no Ranking de competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta sexta-feira (18). O estado ficou na 11ª posição e teve bons resultados nas áreas de Segurança Pública, Solidez Fiscal e Inovação.

No novo levantamento, a Paraíba caiu duas posições, saindo do 9º para o 11º. O Piauí saiu do 21º lugar para o 23º; Ceará e Maranhão se mantiveram em 12º e 26º, respectivamente; Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe conseguiram melhorar suas posições.

Segundo a análise, a Paraíba conta com um conjunto de fatores positivos que favorecem o seu desenvolvimento e garantiram que o Estado ficasse em primeiro lugar entre todos os estados do Nordeste.

No pilar de Segurança Pública, a Paraíba ficou na 4ª colocação, atrás de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em Solidez Fiscal e Inovação, chegou ao 7º lugar nos dois pilares.

No entanto, de acordo com o índice, nos pilares de Capital Humano e Potencial de Mercado, houve queda de sete e de seis posições, respectivamente. A Paraíba também apresentou queda em Educação (caiu duas posições), Eficiência da Máquina Pública (caiu três posições) e Infraestrutura (caiu oito posições).

O Ranking está na 8ª edição e analisa a capacidade competitiva das 27 unidades da federação por meio de 69 indicadores, agrupados em 10 pilares. Além disso, busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros para melhoria da competitividade e da gestão pública dos estados.

Ranking de Competitividade dos Estados – Nordeste

Estado 2018/2019
Alagoas 16º-14º
Bahia 22º-20º
Ceará 12º-12º
Maranhão 26º-26º
Paraíba 9º-11º
Pernambuco 20º-17º
Piauí 21º-23º
Rio Grande do Norte 19º-15º
Sergipe 25º-22º
Fonte: CLP – Liderança Pública