Paraibano é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014 pelo PT

novembro 12, 2012
104 Visualizações

Lindbergh Farias: PT homologou sua candidatura ao governo do Rio em 2014 neste domingo (11)

O diretório estadual do PT do Rio homologou neste domingo (11), por unanimidade, a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias à disputa pelo governo do estado do Rio de Janeiro em 2014. A escolha do partido rompe com os posicionamentos tomados nas duas últimas eleições, quando optou por apoiar o candidato do PMDB, e atual governador, Sérgio Cabral. A legenda de Cabral e Eduardo Paes já declarou publicamente que seu candidato é o atual vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão.

Em nota, o diretório da sigla no estado do Rio afirma que “o caminho para a inédita vitória com o PT na cabeça da chapa para o governo do estado está aberto à nossa frente, e temos um nome fortíssimo para isso: o do senador Lindberg Farias”.

“O partido entende que somente com uma liderança jovem e carismática, como Lindberg – forte na Capital e na Região Metropolitana – é possível liderar uma ampla coalizão com o conjunto dos partidos da base aliada, ampliar nossas bancadas de deputados federais e estaduais, e ainda recuperar a influência sobre a juventude”, diz trecho da nota.

Para justificar a escolha, o PT do Rio diz que as sucessivas eleições demonstraram que a unidade em torno do projeto nacional do partido não é “contraditória com as disputas entre partidos da base aliada em estados e capitais, como vimos, nas últimas eleições, em Recife, Fortaleza, com o PSB, e em São Paulo e Salvador, com o PMDB”. Segundo a nota, é “natural e legítimo que o PT se apresente com candidatura própria no estado do Rio de Janeiro”.

Em entrevista ao Jornal do Brasil em outubro, Lindbergh já falava como candidato do partido à corrida eleitoral e demonstrou confiança com suas chances no pleito:

“Não me vejo fora de um segundo turno por nada”, disse na ocasião.

Disputa

A disputa política pelo governo do estado já parece desenhada entre Pezão, Lindbergh e o ex-governador Anthony Garotinho, segundo informaram cientistas políticos ao JB. O próprio senador reconhece a força que o deputado federal Garotinho tem nas urnas:

“Hoje, se tivesse um segundo turno, era eu contra o Garotinho. Ele mantém força no interior, na Baixada, ganhou em São Gonçalo. As pessoas têm mania de menosprezar sua influência. Eu não o menosprezo, sei que ele tem força. Quem quiser menosprezá-lo, que menospreze, e aí está a vitória em São Gonçalo”, avaliou Lindbergh, referindo à vitória do partido de Garotinho nas eleições municipais de São Gonçalo.

Lindbergh comentou também que gostaria de ter recebido o apoio do PMDB, mas que “não é papel do PT do Rio ficar o resto da vida” em segundo plano no estado do Rio. “Na verdade, meu sonho é que o PMDB me apoiasse. É natural que eles tenham sua própria candidatura. Mas o jogo vai ser muito duro com o Garotinho, que está com muita força”, afirmou.

Jornal do Brasil/Luciano Pádua

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Corpo de Kelly será sepultado na tarde desta sexta, em Guarabira
Notícias
0 shares47 views
Notícias
0 shares47 views

Corpo de Kelly será sepultado na tarde desta sexta, em Guarabira

Jota Alves - ago 18, 2017

Segundo pessoas próximas, o corpo deve chegar às 14h em Guarabira e será velado na Central de Velórios Sono Eterno, na Praça da Juventude

Ator Silvero Pereira relembra sua infância: “Uma extrema pobreza”
Notícias
0 shares32 views
Notícias
0 shares32 views

Ator Silvero Pereira relembra sua infância: “Uma extrema pobreza”

Jota Alves - ago 18, 2017

O menino pobre de Mombaça, do sertão do Ceará, ganhou o Brasil com sua arte

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas
Política
0 shares49 views
Política
0 shares49 views

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas

Jota Alves - ago 17, 2017

Vereador líder da bancada do PSB, Renato Meireles cobrou da Prefeitura de Guarabira a criação de uma secretaria de juventude

Leave a Comment

Your email address will not be published.