Sebrae: pequenas e microempresas paraibanas aumentam faturamento, revela pesquisa

outubro 18, 2012
186 Visualizações

O micro e pequeno empresário paraibano está confiante no crescimento do seu próprio negócio, revelando um aumento no seu faturamento e no número de pessoal contratado. É o que revela a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17), pelo Sebrae, sobre o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas. O estudo ouviu 5,6 mil empreendedores de todo o país sobre o desempenho de suas empresas no mês de agosto, comparado ao anterior e sobre suas perspectivas para setembro, outubro e novembro.

No quesito aumento do faturamento mensal, o empresário paraibano teve um desempenho superior à média nacional e à região Nordeste. Na Paraíba, 35% dos empresários disseram ter aumentado seu faturamento no mês de setembro, comparando-se com agosto. Essa média nacional foi de 28%. Tomando-se a região Nordeste, que teve o melhor índice ao lado da Sul, o aumento de faturamento foi de 31% das empresas.

Quanto à ocupação de pessoal, a grande maioria dos micro e pequenos empresários paraibanos (87%) afirmaram ter mantido a estabilidade. No entanto, 8% disseram ter aumentado e ainda 5% diminuíram o total de pessoas ocupadas na empresa. Esta foi a primeira pesquisa nacional sobre a evolução do faturamento e da ocupação nas micro e pequenas empresas.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, é uma satisfação para a instituição ver esses indicadores positivos. “Em outros estudos e pesquisas o micro e pequeno empresário paraibano tem mostrado índices acima da média nacional, a exemplo do último Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostrou a força das micro e pequenas empresas como as grandes empregadoras de mão de obra no Estado”, disse o superintendente.

Ele ainda acrescentou que esses dados devem servir de base, tanto para o Sebrae, quanto para os empresários e o poder público. “Esses índices nos mostram onde devemos melhorar nossos serviços e nos ajudam na construção das políticas públicas em prol da micro e pequena empresa”, completou.

Índice de confiança

Para se medir o Índice de Confiança das empresas, as respostas dos empresários foram medidas em uma escala de 0 a 200, onde 100 é o ponto de equilíbrio. Acima dele, o resultado é considerado positivo, com tendência de expansão das atividades. Esse índice de confiança nacional foi 122, em setembro deste ano.

Para os empresários paraibanos, no entanto, o índice foi um pouco superior: 129, demonstrando o otimismo dos empreendedores. Esse resultado é o maior dos últimos três meses, já que em julho o índice de confiança do empresário paraibano foi 120 e, em agosto, 123.

Essa metodologia foi criada pelo Sebrae com base nos indicadores de confiança da Universidade de Michigan e no Conference Board dos Estados Unidos, referência mundial em pesquisas econômicas. As entrevistas são feitas por telefone e contam com parceria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Ascom

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas
Política
0 shares21 views
Política
0 shares21 views

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas

Jota Alves - ago 17, 2017

Vereador líder da bancada do PSB, Renato Meireles cobrou da Prefeitura de Guarabira a criação de uma secretaria de juventude

Virou moda: deputado Jair Bolsonaro leva ovada de manifestante em São Paulo
Política
0 shares19 views
Política
0 shares19 views

Virou moda: deputado Jair Bolsonaro leva ovada de manifestante em São Paulo

Jota Alves - ago 17, 2017

A suspeita de dar a ovada e um homem foram detidos pela Polícia Militar e foram levados para a delegacia

Mari: Prefeitura divulga atrações para festa de 59 anos de emancipação política
Notícias
0 shares38 views
Notícias
0 shares38 views

Mari: Prefeitura divulga atrações para festa de 59 anos de emancipação política

Jota Alves - ago 17, 2017

De acordo com o gestor, além do tradicional desfile cívico, já estão confirmados para o dia 19, Gabriel Diniz e Alberto Bakana

Leave a Comment

Your email address will not be published.