Polícia na rua: Segurança Pública lança esquema de policiamento para feriadão de Finados

novembro 2, 2012
121 Visualizações

Cláudio Lima e Euler Chaves

As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros da Paraíba elaboraram um esquema especial integrado para garantir a segurança dos paraibanos durante o feriado de Finados, nesta sexta-feira (2), e o fim de semana. No total, 1.447 homens e mulheres (1.220 policiais militares, 200 civis e 27 bombeiros) participam da Operação intitulada Eternidade, que vai reforçar a partir desta quinta-feira (1º) o policiamento em todo o Estado, sobretudo nos arredores dos 226 cemitérios existentes..

O foco da ação conjunta – lançada na manhã desta quinta, no Quartel do Comando Geral da PM, no Centro de João Pessoa – é diminuir o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), os delitos contra o patrimônio e qualquer ação que coloque em risco a integridade dos cidadãos. Em cada um dos cemitérios, pelo menos dois PMs farão a segurança daqueles que visitam os locais.

“A gente busca, neste momento, iniciar os trabalhos com uma ‘chave mestra’ chamada integração. As polícias procuram sempre trocar informações e integrar as ações. É um momento de um feriado longo e as polícias têm se planejado para essas datas importantes”, destacou o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também frisou a importância do alinhamento das forças de segurança pública. “Toda a polícia está empenhada nessa operação para garantir a preservação da vida e também do patrimônio, já que os infratores aproveitam a sensibilidade da população, em virtude da lembrança dos entes já falecidos, para realizar pequenos furtos e roubos”, disse o coronel, ao lembrar da responsabilidade de todos os cidadãos no processo de promoção da paz social.

Nesse sentido, antes mesmo do início da Operação Eternidade, a Polícia Militar orientou os administradores de cemitérios públicos ou privados para que fossem sanadas deficiências estruturais (como iluminação insuficiente e árvores e estruturas com risco de desabamento) que pudessem ‘favorecer’ os delitos ou incidentes.

Durante a elaboração do planejamento da Operação Eternidade, a corporação também analisou a incidência de ocorrências registradas em 2011, tais como casos de agressão (84), embriaguez (73), ameaça (60), entre outras. Também foi considerada a estimativa de público presente nesses locais, sobretudo aqueles de maior extensão, a exemplo do cemitério Boa Sentença, no Centro da Capital.

Ao todo, a PM empregará 200 viaturas e 80 motos para a realização do policiamento motorizado. Nas rodovias estaduais, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) intensificará as fiscalizações, tanto em postos fixos quanto com o patrulhamento móvel.

Polícia Civil – A Polícia Civil também está preparada para atender a população durante o feriadão de Finados. No total, 200 policiais estarão de plantão em todo o Estado e 76 veículos serão utilizados para atender as ocorrências. Também haverá plantões nas Delegacias Distritais e Especializadas, na Grande João Pessoa, Campina Grande e interior do Estado.

Para atender as ocorrências simples, como extravios de documentos e pequenos furtos em que não haja violência, estará disponível a Delegacia on-line, através do endereço eletrônico: www.delegaciaonline.pb.gov.br. O Disque Denúncia também funcionará como de costume, com atendimento 24h no 197. Além disso, equipes da Delegacia de Vigilância Geral (DVG) intensificarão as abordagens em pontos considerados estratégicos.

Bombeiros – Uma viatura do tipo auto resgate, que realiza atendimento pré-hospitalar, circulará próximo aos cemitérios de grande movimentação da Capital, como o Boa Sentença (no Centro) e o São José (em Cruz das Armas). O Corpo de Bombeiros ainda reforçará o serviço dos guardas vidas, com um efetivo de 27 militares atuando nos 13 postos da corporação – em praias da Grande João Pessoa e do Litoral Norte.

Enem – Ainda no feriado prolongado, a partir das primeiras horas desta sexta-feira (2), mais de mil policiais militares (sendo 658 extras e os demais do efetivo ordinário) serão empregados direta ou indiretamente para garantir a segurança durante a preparação e a aplicação das provas do Enem, na Paraíba.

O efetivo já está preparado para fazer a escolta dos carros dos Correios que transportarão os malotes com as provas dos quartéis do exército (onde os exames já estão guardados) para os 276 locais de aplicação do exame, em 38 municípios do Estado.

Ao final das provas, que acontecem no sábado (3) e domingo (4), a Polícia Militar também acompanhará o transporte dos gabaritos até as unidades dos Correios. Durante todo o processo, serão feitas rondas com o policiamento ostensivo motorizado – com 98 viaturas – e a pé, nos locais de realização dos exames. A operação segue até a noite de domingo (4), de acordo com o término das escoltas dos gabaritos em cada local de prova.

Secom

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas
Política
0 shares21 views
Política
0 shares21 views

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas

Jota Alves - ago 17, 2017

Vereador líder da bancada do PSB, Renato Meireles cobrou da Prefeitura de Guarabira a criação de uma secretaria de juventude

Virou moda: deputado Jair Bolsonaro leva ovada de manifestante em São Paulo
Política
0 shares19 views
Política
0 shares19 views

Virou moda: deputado Jair Bolsonaro leva ovada de manifestante em São Paulo

Jota Alves - ago 17, 2017

A suspeita de dar a ovada e um homem foram detidos pela Polícia Militar e foram levados para a delegacia

Mari: Prefeitura divulga atrações para festa de 59 anos de emancipação política
Notícias
0 shares38 views
Notícias
0 shares38 views

Mari: Prefeitura divulga atrações para festa de 59 anos de emancipação política

Jota Alves - ago 17, 2017

De acordo com o gestor, além do tradicional desfile cívico, já estão confirmados para o dia 19, Gabriel Diniz e Alberto Bakana

Leave a Comment

Your email address will not be published.