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Todas as pesquisas divulgadas pelo Instituto Advise, no estado de Pernambuco, foram acertadas. Há divergências com relação a percentuais, mas dentro de uma realidade natural, pois é comum um determinado candidato crescer na reta final e sempre se deve ter em mente que a pesquisa retrata um determinado momento da campanha. A eleição em si é outra coisa.
Dentre várias pesquisas feitas por vários institutos no município de Garanhuns, a Advise foi a única empresa que previu a vitória de Sivaldo Albino, quando apontou o empate técnico do socialista com Silvino.
Pelos números da ADVISE, Silvino tinha pouco mais de 28% no início de novembro e Sivaldo 26%. A virada, portanto, foi nos últimos dias.
Socialista chegou a 34% dos votos válidos quando abertas as urnas e Silvino ficou com 31%. O delegado João Lins, que tinha obtido 7% na pesquisa, nas urnas somou 6.3%. Totalmente dentro dos parâmetros.
OUTRAS CIDADES – Em Caetés a empresa Advise divulgou pesquisa dando 75,90 a Nivaldo Tirri e 13,15% a Naldinho. Na urna, um mês depois, o candidato governista obteve 71,37% e o oposicionistas 28,63%, mais que dobrou o que tinha, mas a vitória foi larga, expressiva, como previu o instituto.
No município de Paranatama Valmir teve 66,92% na última pesquisa, Dona Nete 19,55% e Zelandyo 4,51%. O resultado das urnas: Valmir 56,12%, Nete 38,05% e Zelandyo 5,83%.
A Advise também acertou em Bom Conselho, Correntes, Calçado, Brejão, Parnamirim, Orobó e Venturosa.
Diferenças em percentuais quando se compara a pesquisa e a eleição não é privilégio da Advise.
No Recife, Ibope e Datafolha e outros institutos deram larga vantagem para João Campos sob Marília Arraes e no final a diferença foi de menos de 2%. Mas todos acertaram ao dizer que o socialista e a petista iriam para o segundo turno.
Aqui na Paraíba, o êxito da ADVISE deveu-se ao fato dela acertar em cheio em sua cidade sede, Guarabira, onde nas pesquisas mostravam favoritismo de Marcus Diogo com Roberto Paulino em segundo e Teotônio em terceiro. O resultado nas urnas correspondeu até os percentuais, levando-se em consideração a margem de erro. Segundo o Diretor Administrativo Clênio Lima, a empresa existe há 21 anos, dos quais 16 anos é voltado para pesquisas eleitorais.