Zenóbio quer voltar logo e já dá as cartas

Embora esteja legalmente afastado de suas funções administrativas para cuidar da saúde, em recuperação em face de procedimento cirúrgico, devido a Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, sofrido em 25 de maio passado, o prefeito afastado Zenóbio Toscano (PSDB) dá sinais evidentes que quer voltar o mais rápido possível.

A Câmara de Vereadores prorrogou o afastamento de Toscano até dia 31 de julho, somando assim 60 dias de afastamento. Mas o vice-prefeito e prefeito interino Marcus Diogo tem convivido por esses dias (sobretudo essa semana) com a presença de Zenóbio.

Em algumas de suas visitas, ZT ficava apenas em seu apartamento ou visitava algum amigo. Não se contentando, Zenóbio Toscano decidiu visitar obras da gestão em companhia de secretários e também do prefeito em exercício. Imagens das visitas foram espalhadas nas redes sociais por assessores próximos.

Zenóbio quis saber do andamento dos projetos que deixou encaminhados, pediu detalhes, teria olhado até documentos e foi olhar. Lá, deu opiniões e, evidentemente, serão levadas em consideração pelos assessores e também pelo prefeito em exercício.

Nos bastidores existe a informação de que alguns familiares defendem que ele (ZT) abra mão de concluir o restante do mandato e renuncie para que Marcus possa ficar até o final de 2020. Mas quem conhece Toscano sabe que ele não é de desistir e parece estar disposto a contrariar a opinião de alguns e pelo andar da carruagem, findo o mês de julho, a cadeira de prefeito deverá ter de volta o ‘Gato Preto’ (alcunha que ganhou na primeira campanha de prefeito, em 1982).

Zenóbio não estaria disposto a encerrar a carreira política no estaleiro, recluso. Para quem venceu todas as eleições que disputou na vida (foram 8 disputas), conseguiu eleger a esposa prefeita (2 vezes) e deputada (1 vez) e a filha deputada, já pelo segundo mandato, não se contentaria em ver a banda passar olhando da varanda. Vai enfrentar os contrários ao seu retorno e me parece que não demora.

ZT ficou com sequelas na fala, com dificuldade de pronunciar as palavras, necessitando de sessões regulares de fonoterapia para tentar recuperar a capacidade de pronunciar as palavras tranquilamente. Paralelo ao tratamento, Toscano vai aos poucos retomando a rotina, se inteirando das questões administrativas, preparando o terreno para voltar.

Jota Alves é radialista com passagens pelas rádios Constelação FM e Rural AM de Guarabira, Tabajara de João Pessoa e jornais Folha do Brejo e Jornal da Paraíba. Atualmente é editor e articulista político do Portal 25 Horas.

E-mail: jota25horas@gmail.com