Apagão também afeta abastecimento de água na Paraíba

outubro 26, 2012
182 Visualizações

Apagão na Paraiba

O apagão que durou três horas deixou cidades sem energia e também sem água. Na Paraíba, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) confirmou que o abastecimento de água foi interrompido em algumas regiões do estado. O apagão aconteceu na noite da quinta (25) até a madrugada desta sexta-feira (26) e atingiu nove estados do Nordeste e ainda partes do Pará,Tocantins e Distrito Federal.

A assessoria de imprensa da Cagepa explicou que a falta de energia, que aconteceu às 23h30 (horário local), as máquinas responsáveis pelo bombeamento de água foram automaticamente desligadas. Quando aconteceu o restabelecimento da energia elétrica, por volta das 2h, as máquinas também voltaram a funcionar.

Durante esse período, a população consumiu a água que estava já estava no reservatório. Com isso o índice do reservatório baixou, não teve como ser reabastecido e algumas cidades da Paraíba ficaram sem água. A previsão da Cagepa é que o abastecimento seja normalizado ainda na tarde desta sexta-feira na capital.

No Brejo vários municípios tiveram o bastecimento interrompido. Em Guarabira, que o sistema estava se recuperando de um rompimento de adutora, o apagão agravou amis ainda o problema. a Cagepa informou que o abastecimento só será normalizado no início da noite desta sexta-feira (26).

Já em Campina Grande, segundo a Cagepa, houve interrupção no abastecimento de água em todos os bairros da cidade após o apagão. Conforme a assessoria de comunicação do órgão, até as 12h (horário local) de hoje haverá regularização completa do fornecimento na cidade. O problema foi identificado em uma estação de bombeamento localizada em Gravatá, Pernambuco, onde houve falta de energia elétrica. Até as 9h30 (horário local) a Cagepa ainda não tinha o balanço das regiões atingidas pela falta de água.

Apagão

Todos os 223 municípios paraibanos foram atingidos pelo apagão da quinta-feira (25). De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica da Paraíba, Energisa, a falta de luz começou a partir das 23h30 da quinta-feira. A energia voltou a partir das 2h da sexta-feira (26). O apagão atingiu ainda mais oito estados do Nordeste.

A falta de energia pode ter sido causada por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

“Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul e Sudeste”, disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao “Bom Dia Brasil”. Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.

A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Chipp. De acordo com ele, o circuito atingido pelo incêndio é relativamente novo. “Não foi problema de idade, manutenção. Nada disso. As coisas estão todas em dia.”

De acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica do Estado, Energisa, a luz começou a ser restabelecida na Paraíba a partir das 2h (horário local) desta sexta-feira. Além da Paraíba, também foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal também foram afetadas.

Fonte: G1PB

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Alagoa Grande foi a cidade que mais choveu; confira o volume de chuvas e imagens do dia
Notícias
0 shares43 views
Notícias
0 shares43 views

Alagoa Grande foi a cidade que mais choveu; confira o volume de chuvas e imagens do dia

Jota Alves - jul 21, 2017

Por causa da estiagem prolongada, diversas cidades estão submetidas a severo racionamento e pelo menos seis municípios estão em colapso total

Contorno Rodoviário de Guarabira: saiba como será a programação de inauguração, neste sábado
Política
0 shares188 views
Política
0 shares188 views

Contorno Rodoviário de Guarabira: saiba como será a programação de inauguração, neste sábado

Jota Alves - jul 21, 2017

Aproximadamente 2.150 veículos devem passar diariamente pelo local

Ricardo voltar a ser lembrado para Presidência da República por senador do PSB
Política
0 shares45 views
Política
0 shares45 views

Ricardo voltar a ser lembrado para Presidência da República por senador do PSB

Jota Alves - jul 21, 2017

Além de Ricardo, Capeberibe citou os nomes de Lula, Ciro Gomes e próprio Requião como opções da oposição

Leave a Comment

Your email address will not be published.