O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável homologou a entrada de Alagoinha no Garantia Safra

novembro 16, 2012
287 Visualizações

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), presidido pelo secretário da Secretaria do Desenvolvimento e da Pesca (Sedap), Marenilson Batista, homologou a inclusão do município de Alagoinha no programa Garantia Safra, uma luta incansável da prefeita Alcione Beltrão, na última terça (13).

A partir desta inclusão as famílias de agricultores terão um renda mínima, caso em 2013 aconteçam perdas comprovadas de  pelo menos 50% de suas produções agrícolas.

Por isso, o município recebeu nesta quarta (14)a visita da coordenadora Estadual do Garantia Safra na Paraíba, Ivanilza Fernandes Macêdo que realizou uma capacitação com integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do município que tem como vice-presidente o vereador Zé Ronaldo.

A capacitação foi útil para o melhor esclarecimento do programa e as consequentes dúvidas que poderiam existir dos conselheiros e membros da sociedade alagoinhense. A coordenadora Ivanilza Fernandes Macedo, durante a capacitação, além do Garantia Safra abordou outros temas importantes como Bolsa Estiagem, Planos Safra 2012/2013 e Nota Fiscal Eletrônica da Agricultura Familiar.

Coordenadora Ivanilza Fernandes Macedo

“O nosso maior objetivo nas capacitações que realizamos é a união de todos os parceiros para melhorarmos os pagamentos das indenizações aos agricultores, uma vez que são efetuados através do cartão cidadão e esse controle é feito pelas Secretarias da Ação Social dos municípios”, disse a coordenadora.

Consultor do MDA na Paraíba, Ranyfábio Cavalcante

Também participou da capacitação o consultor do MDA na Paraíba, Ranyfábio Cavalcante, que deixou um aviso importante: “Os agricultores inscritos no Garantia Safra não podem receber o benefício do Bolsa Estiagem, já que, após o cruzamento de dados pelo Ministério, quem for contemplado pelos dois programas terá que devolver o valor recebido acrescido de juros e correção”.

O Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com prefeituras municipais e governo estadual, para atender as famílias dos agricultores vulneráveis aos fenômenos da estiagem ou excesso hídrico, característicos de reuniões do semiárido nordestino.

A participação de Alagoinha no Garantia Safra ocorreu depois da assinatura de ‘Termo de Adesão’ junto ao Estado, feito pela prefeita Alcione Beltrão, que se comprometeu a promover  e operacionalizar todas as etapas do Garantia Safra  e destinar parcela de seu orçamento ao Fundo Garantia-Safra de acordo com o número de agricultores em concordância com o programa.

O coordenador de agricultura do município Adroaldo Araújo, o secretário de administração Félix Brito, o chefe da Emater Manoel Rodrigues, os vereadores Zé Ronaldo, Luciano Biu de Téo, Maria de Zé Roberto, Maria de Jesus, Luis Henrique, a conselheira Damiana Brito e muitos integrantes do conselho participaram da capacitação.

Comente esta matéria

Você também pode gostar

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas
Política
0 shares21 views
Política
0 shares21 views

Em sessão que debateu políticas públicas para juventude, Prefeitura de Guarabira recebe críticas

Jota Alves - ago 17, 2017

Vereador líder da bancada do PSB, Renato Meireles cobrou da Prefeitura de Guarabira a criação de uma secretaria de juventude

Virou moda: deputado Jair Bolsonaro leva ovada de manifestante em São Paulo
Política
0 shares19 views
Política
0 shares19 views

Virou moda: deputado Jair Bolsonaro leva ovada de manifestante em São Paulo

Jota Alves - ago 17, 2017

A suspeita de dar a ovada e um homem foram detidos pela Polícia Militar e foram levados para a delegacia

Mari: Prefeitura divulga atrações para festa de 59 anos de emancipação política
Notícias
0 shares38 views
Notícias
0 shares38 views

Mari: Prefeitura divulga atrações para festa de 59 anos de emancipação política

Jota Alves - ago 17, 2017

De acordo com o gestor, além do tradicional desfile cívico, já estão confirmados para o dia 19, Gabriel Diniz e Alberto Bakana

Leave a Comment

Your email address will not be published.